A Agenda 21 e sua aplicabilidade na educação básica no Município de São Gabriel.

Cássio Thomas da Silveira, Nara Rejane Zamberlan dos Santos, Carlos Alberto Xavier Garcia

Resumo


A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Rio-92 que consiste em um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, abrangendo todos os setores da sociedade para que os mesmos cooperassem no estudo de soluções para os problemas socioambientais. No sentido de diagnosticar se as escolas do município de São Gabriel estão seguindo a Agenda 21 brasileira, está sendo realizado, um diagnóstico em diversas escolas municipais, estaduais e particulares no âmbito de quatro (4) gestores em cada escola. A metodologia consiste na aplicação do instrumento de pesquisa, do tipo questionário, apresentando perguntas de múltipla escolha. Dentre os temas questionados buscou-se informações sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas junto às crianças e jovens para a conscientização do cuidado com o ambiente natural; os projetos de educação ambiental desenvolvidos; os projetos desenvolvidos pelas escolas no sentido de combate ao desemprego e a erradicação da miséria e as práticas desenvolvidas utilizando a Educação Ambiental como tema transversal entre os componentes curriculares. Através dos resultados obtidos e do processamento dos mesmos, será diagnosticado a situação das escolas do município de São Gabriel em relação à Educação Ambiental em toda sua amplitude e através das demandas apontadas serão propostos projetos de pesquisa e extensão, além de indicar àqueles já desenvolvidos e em execução pela Universidade Federal do Pampa, campus São Gabriel. Após a conclusão, disponibilizaremos as escolas entrevistadas os resultados obtidos bem como idéias e projetos relacionados ao meio ambiental visando enriquecimento das escolas do Município de São Gabriel em relação à Educação Ambiental.

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