Utilização De Uma Lista Duplamente Encadeada Em Um Objeto De Aprendizagem Para O Ensino Do Algoritmo Bubble Sort

Alexandre Amaral Moreira, Alex Veloso Da Silveira, Cláudia Camerini Corrêa Pérez, Cristian Cechinel, Giovani Bolzan Cogo

Resumo


Introdução: Nos cursos de engenharia, as disciplinas de programação de computadores possuem um grande índice de repetência. Um dos motivos para essa situação é o alto grau de raciocínio e prática de lógica envolvidos nesse tipo de curso, e que, muitas vezes, ainda não está desenvolvido nos acadêmicos que acabaram de ingressar na universidade.A escolha da metodologia certa para repassar tais conteúdos é fundamental para o sucesso no processo de aprendizagem (BRITO JÚNIOR, 2006), portanto cabe ao professor conhecer as dificuldades de cada aluno e encontrar a melhor forma de apresentar o conteúdo. Cada aluno se difere por possuir sua forma de aprendizado, sendo que há aqueles que preferem a explicação do professor, outros que preferem encontrar soluções em programas que possuam erros e ainda há aqueles que preferem aprender criando seus próprios códigos. Material e Métodos: Os objetos de aprendizagem são um tipo de material computacional para dar suporte à aprendizagem (Flôres, 2008) e que estão sendo extremamente difundidos tendo em vista a enorme abrangência da internet. Os objetos de aprendizagem possuem entre suas vantagens a possibilidade de reutilização e a fácil disponibilidade de serem acessados simultaneamente e em qualquer lugar.Com o objetivo de facilitar o aprendizado dos conteúdos de ordenação de dados (conteúdo estudado nas disciplinas de programação do curso de engenharia de computação) foi desenvolvido um objeto de aprendizagem para o algoritmo de ordenação Bubble Sort. Este objeto segue os padrões do paradigma orientado a objetos sendo desenvolvido na linguagem Java (applet).O aplicativo está estruturado da seguinte forma: a manipulação é feita em um vetor que já contém dados iniciais, esses dados serão ordenados e cada estado da ordenação será armazenado em uma lista duplamente encadeada, onde cada elemento possui um ponteiro, ou referência, para o anterior e o próximo, facilitando o processo de remoção do final da lista, pois tendo um ponteiro para o final da lista pode-se percorrê-la nos dois sentidos indiferentemente, o que facilita o usuário de retornar a passos anteriores sem que a continuidade da execução do algoritmo seja prejudicada.Além da interface simples e botões de iteração que permitem retornar a um passo que não ficou muito bem entendido, o applet conta ainda com legendas explicativas que ilustram as etapas do processo de apresentação do mesmo. Este objeto também pode ser usado como ferramenta em aula ajudando o professor, tornando a aula diferenciada fazendo os alunos prestarem mais a atenção e adquirirem gosto pela disciplina (BRITO JÚNIOR, 2006). Resultados e Discussão: Como o objeto tem pouco tempo de atividade, o projeto está em fase de recolhimento de dados para testar a sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Embora já tem-se planos para o reaproveitamento da estrutura de lista duplamente encadeada para o desenvolvimento de outros algoritmos de ordenação. Conclusões: Conclui-se que o auxílio de um objeto de aprendizagem no ensinamento é muito eficaz e garante, em muitos casos, a atenção do aluno, tornando-se uma lição mais dinâmica, interessante e que seja uma forma alternativa ao ambiente arcaico da sala de aula. Orgão de Fomento: unipampa

Palavras-chave


objeto de aprendizagem, lista duplamente encadeada, bubble sort

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