Aprimoramento De Rotas Em Distribuição De Energia ElÉtrica

Antonio Repiso Mascia, Vinícius Jacques Garcia, Wagner De Melo Reck

Resumo


Introdução: Tendo em vista que as concessionárias de energia elétrica apresentam grande quantidade de demanda. Este trabalho propõe um sistema para despacho automático das ordens de serviço emergenciais, comerciais e técnicas conforme as rotas ideais de atendimento, considerando prioridades, indicadores, prazos, disponibilidade, localização e tipos de equipes, incluindo tecnologia de comunicação integrada com a plataforma atual. Dessa forma, se obtêm uma centralização nos despachos e por consequência um aumento de produtividade e redução de custo as concessionárias. Utilizando de recursos computacionais de otimização para definir as rotas ideais de atendimento. Já as emergências são despachadas de modo centralizado, sendo, normalmente, escolhidas as equipes mais próximas das ocorrências. Padronizando estes processos de atendimento (designação, comunicação, execução), com objetivo de ganho de produtividade e redução do custo de comunicação. Material e Métodos: Vários critérios estão envolvidos no despacho das ordens de serviço: rotas de atendimento, tipos, localização e disponibilidade de equipes, prazos de atendimento, níveis de prioridade para atendimento, indicadores, entre outros. Assumindo-se que o despacho das ordens serão centralizadas no centro de operação, o que se tem é um problema de alta complexidade que envolve problemas clássicos da otimização combinatória, tais como Problemas de Seqüenciamento de Tarefas, de Designação e de Roteamento de Veículos. A metodologia proposta neste projeto pretende tratar estes problemas relacionados de forma hierárquica e com o uso de técnicas heurísticas, em razão do grande volume de dados, da inter-relação entre eles e da complexidade associada a cada um. A solução, contemplando-se este contexto, possui grande apelo prático e científico. Além disto, também será abordada a solução de comunicação e a automação dos despachos entre os operadores e as equipes de campo, integradas na plataforma atual. Para solução do problema deve ser considerada a região de atuação da equipe. Então utilizar alguma forma de agrupamento de distritos. Resultados e Discussão: Na parte técnica, destaca-se o ganho de produtividade das equipes, redução do tempo de deslocamento e maior disponibilidade, resultando na melhoria de indicadores técnicos e comerciais, consequentemente, redução de penalidades por transgressão desses indicadores. Na parte social, tem-se o aumento da satisfação dos consumidores, uma vez que as solicitações comerciais serão atendidas num menor tempo, além de um restabelecimento de energia mais ágil nos casos de contingência. Enfim, os resultados permitirão um melhor gerenciamento dos processos, fornecendo apoio técnico-científico e agilidade. Contribui também na formação dos pesquisadores e bolsistas por meio de pesquisas e implementações práticas, com todos os seus benefícios associados. Conclusões: A partir do que foi apresentado pode ser constatada a eficiência prática de um algoritmo que facilita o roteamento das equipes tornando assim o atendimento mais rápido e eficiente. Dessa forma, uma maior satisfação do cliente e consequentemente da concessionária, pois seus funcionários não terão mais que onerar a sua jornada de trabalho para saber qual o melhor caminho ou qual a ordem que deve ser atendida, o que implica na redução de gasto. Além disso, deve se destacar a importância que a telecomunicação influência neste projeto, pois a forma mais segura e robusta deve ser adotada, tendo em vista que a satisfação dos clientes é prioridade. Orgão de Fomento: UNIPAMPA

Palavras-chave


Energia elétrica, Ordens de serviço, Recursos computacionais, Rotas ideais, Tecnologia de comunicação

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