O Consumo De Cerveja Entre UniversitÁrios: HÁbitos E Fatores Influenciadores Na Escolha

Ronaldo Soares De Lima, Flavia Luciane Scherer, Cristina Ceribola Crespam, Henrique Corrêa Vieira, Bruno Marques Da Rocha Perin

Resumo


Introdução: A decisão de compra do consumidor é influenciada por diversos fatores, que são diferenciados também em relação aos produtos e aos nichos de mercado que são atendidos por estes. Assim, a identificação dos hábitos de consumo auxilia no direcionamento dos esforços de marketing. O consumidor, por vezes, coloca-se em situações em que deve escolher entre marcas de produtos que são muitos similares, tendo de avaliar para a sua decisão de compra os atributos do produto.Considerando tais aspectos, no presente artigo procurou-se identificar hábitos de consumo de cerveja entre alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, bem como a importância dada à atributos (preço, marca, qualidade, status, paladar) no ato da compra. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva (MALHOTRA, 2001). A população deste estudo considerou todos os alunos matriculados no Curso de Administração da UFSM, que perfazem um total de 502 alunos. Os mesmos foram abordados em sala de aula, em diferentes turmas. Foram aplicados 100 questionários. A amostra resultante é do tipo não-probabilístico. O questionário aplicado continha seis perguntas para caracterizar o perfil do respondente e outras cinco questões que objetivavam mensurar os hábitos de consumo e a importância dada a diferentes atributos no momento da compra. Resultados e Discussão: Quanto ao perfil dos respondentes, verifica-se que a maioria é do sexo feminino (55%), tem idade entre 17 a 20 anos (64%), estuda nos semestres iniciais (1° e 3°), somando-se 69%. Os dados relativos à renda mostram que a maioria não possui independência financeira (62%), 22% da amostra são bolsistas e os 16% restantes são os assalariados. A análise da renda familiar mostra que 67% do grupo possui renda superior a 3.000 reais.Quanto à frequência de consumo, 26% raramente consomem e 54% consomem apenas nos finais semana.Relativo à preferência tem-se a Cerveja Polar em 1° lugar com 41,55%, quanto ao consumo a Polar continua em 1° lugar com 67,54%, com um percentual superior ao já conseguido na pesquisa de preferência.Os entrevistados manifestaram que qualidade e paladar são os atributos mais importantes na escolha de uma cerveja. Conclusões: Os resultados obtidos permitiram alcançar o objetivo proposto para o estudo, que era identificar hábitos de consumo de cerveja entre alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, bem como a importância dada a certos atributos (preço, marca, qualidade, status, paladar) no momento da compra. Em relação ao consumo, percebeu-se que a maioria dos estudantes consome cerveja, com freqüência. A marca preferida equivale à marca mais consumida, resultado diverso foi encontrado na pesquisa feita junto aos universitários de Fortaleza por Neves e Costa (2005), em que a marca preferida foi a Antártica com 42,22%.Dentre os fatores mais importantes para a escolha de uma cerveja, dois foram os que alcançaram maior índice de citação: qualidade e paladar. Este resultado corrobora com o obtido por Neves e Costa (2005) ao pesquisarem os fatores de maior influência na escolha por determinada marca de cerveja pelos universitários de Fortaleza, em que o sabor foi o mais referido por 57% dos respondentes. Apesar do grupo pesquisado, em sua maioria, não possuir renda própria, o fator preço não foi identificado como predominante no conjunto de escolhas relativas à cerveja. Da mesma forma, o fator status associado ao consumo da marca também não apresentou elevada importância dentre o grupo pesquisado. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Comportamento, Consumo de cerveja, Marketing, Atributos, Qualidade

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