Pesquisa De MÍdia Em São Borja

Quelen Madlei Silveira De Bairros, João Antonio Gomes Pereira

Resumo


Introdução: Com a presença de cursos de Comunicação Social em São Borja se tornou imprescindível pesquisar sobre o alcance dos meios de comunicação para evitar investimentos inadequados e desenvolver a área de comunicação no município. Através destas pesquisas objetivamos diagnosticar a situação dos meios de comunicação que operam na cidade, buscando otimizar os resultados dos investimentos realizados em mídia na elaboração do Planejamento de Mídia pelos acadêmicos do quarto semestre do Curso de Publicidade e Propaganda. Material e Métodos: Num primeiro momento foi apresentada a base teoria aos alunos que num segundo momento aplicaram as pesquisas junto à comunidade da cidade. Os materiais utilizados na realização do estudo são provenientes dos acadêmicos e dos materiais disponibilizados pela universidade no campus de São Borja. Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva; quanto aos procedimentos é um estudo de caso, necessitando de levantamento documental; e, quanto à abordagem do problema é predominantemente qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista estruturada, anúncios e outdoors de campanha que está sendo realizada e observação indireta. Os dados foram tratados e analisados manualmente ou no software Excel. Assim como, os trabalhos acadêmicos foram apresentados com o auxílio do PowerPoint. Resultados e Discussão: Os alunos tinham que pesquisar sobre os meios de comunicação: televisão, rádio, internet, jornal, mídias alternativas e outdoor. Os grupos de pesquisa traçaram objetivos que buscavam descobrir o perfil do público alvo dos meios de comunicação, identificar as atratividades dos mesmos na opinião dos pesquisados, descobrir suas preferências em relação aos meios e algumas especificidades de determinadas mídias. Os resultados nos mostram que os samborjenses preferem ler o jornal local “Folha de São Borja”, do que periódicos de grande circulação, como o “Zero Hora”. O período de maior audiência do rádio é pela parte da manhã, onde a emissora Cultura AM é a preferida pela maioria dos habitantes. A emissora que televisão mais assistida na cidade é a RBS TV, tendo sua maior audiência no horário do Jornal Nacional, dentre a programação estadual é o jornal do Almoço. A maioria dos lares que tem computadores possui conexão ADSL. As pesquisas também nos mostraram que os outdoors não estimulam o consumo dos produtos anunciados. Ainda, foi identificado um ponto atrativo para um outdoor, que não esta sendo explorado publicitariamente. Todas as pesquisas conseguiram desvendar com êxito o perfil do consumidor de todos os meios de comunicação que foram englobados pelo projeto. A realização desse diagnóstico revela informações significativas para o desenvolvimento do planejamento de mídia, bem como, possibilitou aos acadêmicos a vivência da realidade de trabalho. Conclusões: Ao ofertar aos acadêmicos essa disciplina a universidade tenta despertar o interesse dos mesmos por esta temática, que influencia diretamente no desempenho de uma campanha publicitária e a ampliar as possibilidades de campo de trabalho dos futuros profissionais. Portanto, com os resultados dessas pesquisas, os profissionais de São Borja vão ter precisão nos dados para elaborar um plano de mídia, o que gera um constante investimento dos empresários locais, pois os mesmos passam a confiar na força da publicidade. Orgão de Fomento: PBDA

Palavras-chave


Pesquisa, Mídia, Comunicação, Sao Borja

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