Uma Abordagem Sobre A Qualidade De Sites Acadêmicos Do Rio Grande Do Sul

Iara Neves Da Silva, Elton Giliard Melo Rosa, Crissie Gutierres Jacques, Rudi Albino Hermann

Resumo


Introdução: O crescimento e a popularização da internet nesses últimos anos têm proporcionado uma série de mudanças no que diz respeito ao acesso às informações. Antes a internet era utilizada somente para compartilhar informações, agora ela tornou essencial para o mundo dos negócios, assim como nada se faz sem informação é quase impossível imaginar o mundo sem internet. Conforme Turban “a Web está não apenas modificando a maneira de trabalhar, estudar, descansar e de guiar nossas vidas: ela está fazendo tudo isso em muito menor tempo que qualquer outra revolução anterior e com impactos de muito maior alcance”. Ela oferece acesso a um universo de informações ilimitado e como resultado dessas incontáveis opções, os usuários da Web demonstram uma notável impaciência e insistência na gratificação instantânea, conforme Jakob Nielsen. Se não conseguirem descobrir como usar um website em aproximadamente um minuto, concluem que não vale a pena gastar seu tempo e logo saem, procuram outro site. A usabilidade na Web é assunto que vem ganhando espaço na economia de rede. Segundo Guilhermo Reis “usabilidade não é apenas tornar mais fácil de usar”, existem vários atributos características relacionadas a ela, só resta enfatizar os atributos mais importante para seus usuários. Material e Métodos: Diante desse contexto, essa pesquisa tem por objetivo avaliar os websites acadêmicos gaúchos baseando-se nesses atributos da usabilidade, verificando suas principais características e dificuldades de uso para os usuários. A metodologia consta de aplicação de questionário de satisfação para o usuário e do especialista. Foram escolhidos para participar dessa pesquisa alunos pré-universitários. Após selecionados os alunos foram atribuídas algumas atividades a serem realizadas no site, sendo aplicado um questionário de satisfação para esse usuário. Para avaliar cada site foram escolhidos 5 alunos que nunca acessaram esse site na internet. Resultados e Discussão: Foram listados 18 sites de universidades gaúchas para serem avaliados. Desses sites 38,8% já foram avaliados e 61,2% estão sendo avaliados. Apenas 28,6% afirmaram encontrar dificuldades ao navegar pelos sites e 71,4% não encontraram barreiras ao usar os sites. As páginas web devem ser dominadas pelo conteúdo de interesse do usuário, porém 57,1% dos usuários disseram não encontrar todas as informações desejadas e 42,9% afirmaram encontrar facilmente as informações desejadas. Para usabilidade o conteúdo é o foco da atenção do usuário, basicamente, os usuários visitam um website pelo seu conteúdo, que precisa realmente ser útil ao usuário. Muitos são os desafios encontrados na web seja no conteúdo, design da página, linguagem, tempo de resposta, na busca, legibilidade ou navegabilidade. Dificilmente teremos sites perfeitos, que atendam em tudo as necessidades dos usuários, mais é importante fazer teste de usabilidade com usuários reais, pois “os usuários experimentam a usabilidade antes de usá-los”. Conclusões: Orgão de Fomento:

Palavras-chave


usabilidade, sites acadêmicos, navegabilidade, arquitetura da informação, qualidade de sites

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