Merchandising Televisual Como EstratÉgia Emergente Em Publicidade E Propaganda

Iuri Garcia Lopes, Prof Dr Flavi Ferreira Lisboa Filho

Resumo


Introdução: A proposta deste estudo centra-se na identificação do uso de estratégias persuasivas na trama de telenovelas, programas de auditórios, reportagens e etc. Trata do emprego do merchandising televisual, que vem sendo comumente utilizado em todo o fluxo televisional de várias formas e estilos. Material e Métodos: A metodologia desta investigação é baseada em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a partir do levantamento dos empregos mais correntes deste formato em alguns programas de televisão. Foram gravados/assistidos estes programas para se realizar uma análise denotativa, conotativa e semiótica dos merchandisings encontrados nestes formatos audiovisuais, com a pretensão de se descobrir como os produtos/serviços são introduzidos nestes meios. Resultados e Discussão: As aplicações mais comuns do Merchandising verificados na tevê são: Merchandising Comercial, Merchandising Social e o Merchandising Auto Referencial, que por sua vez podem aparecer como: menção no texto, destaque à marca ou imagem relacionada a um produto ou serviço. Além destas formas, também se constatou o uso da trilha sonora para a reprodução comercial de suas faixas em CD/DVD de programas. Este conjunto de aplicações configura um novo formato de persuasão televisual, apresentando uma nova estética publicitária para televisão. Conclusões: Esta nova estratégia comunicacional que nasce com força no mercado publicitário audiovisual, vale-se da estratégia discursiva do embaralhamento entre o ficcional e o real, principalmente quando empregado nas telenovelas, pois os atores discursivos dão vida aos produtos, marcas e serviços. Além de imputarem suas características em termos de sentidos e significação ao que é apresentado. Pode-se dizer que esta é mais uma das ferramentas que a publicidade toma para se fazer presente (discretamente, ou não) nos formatos televisivos estudados, cercando o público para obter o seu foco-ganho comercial. Orgão de Fomento: PBDA

Palavras-chave


Publicidade, Merchandising, Audiovisual

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