Estudos Da Gauchidade MidiÁtica E Seus Processos De Significação Na Publicidade Da Rede Agafarma De FarmÁcias

Helen Piegas Barcelos, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Ariéli Adolfo Silva

Resumo


Introdução: Neste estudo, enfocamos a propaganda da “Rede Agafarma de farmácias”, para estudar as construções de sentidos e significados de uma gauchidade que foi midiatizada pela publicidade. O enfoque centra-se nas estratégias discursivas e no reconhecimento dos processos identitários que constituem essa gauchidade. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória que utiliza do método de estudo de caso para guiar o processo de investigação. A propaganda analisada foi a da “Rede Agafarma de farmácias”, veiculada pela RBS TV durante a Semana Farroupilha. Os dados foram analisados com auxilio de conhecimentos semióticos, de uma maneira denotativa e conotativa. Também se considerou o emprego de conceitos e de técnicas de persuasão. Quanto à abordagem, pode-se dizer que se refere a uma pesquisa qualitativa, que é o tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualificados de alguma questão, como percepção de áudio e imagem em movimento. Resultados e Discussão: A publicidade da Rede Agafarma de farmácias faz uma homenagem aos gaúchos. Esse aspecto é presente tanto na locução quanto nas imagens por ela utilizadas. O áudio fala do orgulho em ser gaúcho e honrar as tradições, além de utilizar palavras típicas da linguagem gauchesca-nativista. As imagens mostram vários locais do RS, representados por seus símbolos culturais, tais como: estátuas, monumentos, paisagens, prédios e o próprio povo. O coração, elemento iconográfico utilizado na marca da Rede, está presente em todas as imagens, propiciando com que o receptor faça a ligação simbólica com a farmácia, ou seja, atribui o sentido de que a Rede está em todos os locais, espaços e tempos do RS. As imagens tentam abranger todas as regiões e facetas do estado, apresentando vários aspectos e a diversidade do RS. O mapa formado pela estrela (idéia de Rosa dos Ventos e também de bussola), ao final do comercial se transforma no coração da marca da Rede. Desta forma, tenta transmitir o efeito de que o coração da Rede Agafarma é formado pelo estado do Rio Grande do Sul. Conclusões: No desfecho do trabalho percebe-se o esforço que a publicidade faz para obter uma ligação entre a Rede Agafarma e o RS, por meio de fatores identitários peculiares a cultura regional. Procura evidenciar um efeito de presença, mostrando que está nas várias regiões do estado. E oportuno observar que há uma preocupação em não criar uma única identidade, por exemplo, a tradicionalista para o comercial. Mesmo se tratando de um período em que o espírito de gauchidade fica mais aguçado a publicidade buscou outros elementos que conotassem a diversidade do RS, possibilitando que mais processos de identificação fossem gerados. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


publicidade e propaganda, gauchidade midiática, cultura regional, processos de significação

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