Diagnóstico Pedagógico

Sabrina Bisso Machado, Larissa Retamar Pereira, Caren Rossi Cordeiro

Resumo


Introdução: A melhoria da qualidade dos processos, depende do levantamento correto dos problemas, planejamento das ações, execução e acompanhamento do planejado. Pensando em avançar no planejamento pedagógico do Campus de Sant'Ana do Livramento tornou-se necessário fazer um diagnóstico da situação atual do mesmo nesse aspecto. O trabalho buscou sair do conhecimento empírico e formar uma base de dados que permitisse segurança ao planejar. Sendo assim, fez-se um levantamento sob a perspectiva dos discentes e dos docentes em atividade em 2008/2º . Com isso, foi identificado como os alunos avaliam o desenvolvimento das disciplinas do currículo, como os mesmos percebem o desempenho do grupo de docentes e uma percepção acerca da infra-estrutura e do grau de satisfação dos mesmos com o curso e com a UNIPAMPA. Da mesma forma, foi identificado o nível de importância que os professores dão para atividades de planejamento, execução e avaliação inerentes à oferta de uma disciplina. Material e Métodos: Para tanto, o presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, com tipologia seccional. Os questionários foram aplicados e dos 14 docentes que estavam atuando no Curso de Administração, 8 colaboraram na pesquisa, um percentual de 57,14%. Entre os alunos o percentual da participação chegou a 71,7% o que significa que 167 dos 233 alunos responderam à pesquisa. Em ambos os questionários foram usadas perguntas fechadas com escalas likert de 5 pontos (discentes) ou 7 pontos (docentes). Além disso, em ambos foi incluída uma pergunta aberta, a fim de captar manifestações que as fechadas não atenderam. Para dar maior coerência à análise, os resultados foram agrupados em blocos por convergência do aspecto analisado, comparando-se as respostas dos discentes e dos docentes para os mesmos quesitos. Resultados e Discussão: Mesmo com alguns problemas apontados o nível de satisfação apresentado pelos alunos foi muito bom, tanto em relação a Universidade, quanto em relação ao curso ao qual estão ligados (especificamente Administração), pois 86% dos alunos se dizem satisfeitos com seu curso de graduação e 96% destes estão satisfeitos em fazerem parte da UNIPAMPA. Conclusões: Porém, os primeiros resultados indicaram a necessidade da continuação investigação individualmente, por disciplina. O trabalho embasará o planejamento das atividades pedagógicas futuras do campus. Orgão de Fomento: Unipampa

Palavras-chave


diagnóstico, qualidade, processos, planejamiento, atividades

Apontamentos

  • Não há apontamentos.