Perfil Do Aluno Ingressante

Sabrina Bisso Machado, Larissa Retamar Pereira, Caren Rossi Cordeiro

Resumo


Introdução: No ano de 2009, a UNIPAMPA Sant'Ana do Livramento, agregou a sua lista de cursos mais 2 opções, além de Administração (Adm): Relações Internacionais (RI) e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (GP). Sabe-se que existe uma enorme necessidade de relacionamento e interação dos acadêmicos com os membros da Instituição. Por isso, o conhecimento das características básicas e específicas do indivíduo, tanto individualmente como coletivamente, são de suma importância. Com isso, pode-se melhorar a convivência, desenvolver conteúdos, projetos, atividades e estratégias de ensino-aprendizagem que tenham o aluno como foco principal. Como a UNIPAMPA tem por objetivo ministrar ensino superior de qualidade, entendeu-se que é fundamental conhecer a realidade onde se está inserido e com quem se vai trabalhar para planejar as atividades que serão oferecidas. Esse material será repassado aos coordenadores e docentes do campus para que ,a partir dele, planejem sua prática pedagógica. Assim, iremos acolher os discentes em um ambiente comprometido com o processo de ensino aprendizagem. Material e Métodos: Métodos:Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental embasada nas fichas dos alunos (daí tem-se dados gerais) e o levantamento através de um questionário aplicado no dia da matrícula para conhecer a realidade familiar, social e econômica. Quanto a natureza é quantitativa, pois serão usados dados estatísticos. Já foi aplicado em duas turmas de 50 alunos que iniciaram em 2009/1 (Adm. Diurno e Gestão Pública). Resultados e Discussão: Discussões:Verificou-se que 84% da turma de Adm. é composta por alunos de 18 a 30 anos, sendo que a outra turma é composta por 54% de discentes de 31 a 50 anos. Turma de Gestão apresentando maior idade. Esta turma é composta por 52% de homens, sendo que em Adm. 69% são mulheres. Também apresenta 62% de alunos que terminou Ens. Médio há mais de 7 anos, visto que em Adm. 51% terminou Ens. Médio há mais de 4 anos. Nesta turma, 72% têm filhos. Em Gestão só 41% têm filhos mesmo tendo idade mais avançada. 74% exerce atividade remunerada e em Adm. 41%. Nas duas turmas a maioria dos alunos concluiu o Ensino Médio em escola pública e a maioria é natural da cidade. Conclusões: Enfim, o trabalho procurará conhecer os ingressantes no campus e a peculiaridade de cada turma, a fimde planejar a tarefa educativa melhorando a relação Universidade versus acadêmicos diminuindo cada vez mais aevasão. Orgão de Fomento: Unipammpa

Palavras-chave


perfil, ingressante, indivíduos, estratégias, conhecer

Apontamentos

  • Não há apontamentos.