Percurso Da Inclusão Da Creche No Sistema De Ensino Municipal De Jaguarão/rs - Novas Perspectivas

Danieli Dias Da Silva, Débora Teixeira De Mello, Dynara Martinez Da Silveira, Elizangela Soria Isquierdo, Cintia Christino De Souza Brum

Resumo


Introdução: No Brasil, muitas mães com filhos entre 0 e 6 anos têm necessidade de emprego e salário, muitas vezes sendo chefes de família. Contudo, o país não desenvolveu um sistema abrangente de educação e cuidado infantil público, diferente das sociedades democráticas e de economia avançada, o país falhou ao não desenvolver um provimento público de Educação Infantil de responsabilidade do Estado Material e Métodos: A metodologia utilizada é pesquisa-ação com encontros mensais na universidade, contando com a presença de 53 educadores das creches municipais de Jaguarão -RS. Resultados e Discussão: Este estudo investiga a constituição de uma política nacional, no Brasil, para a criança pequena, a partir da instituição creche. Com a Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, a Educação Infantil torna-se um direito das crianças, e a creche passa a fazer parte da Educação Básica. O estudo focaliza a inclusão da creche no sistema de ensino público do município de Jaguarão-RS como um desafio colocado aos municípios pós - LDB 9394/96. Conclusões: Recentemente a creche tem assumido funções sociais, diferenciadas do caráter assistencialista e filantrópico de combate à pobreza do passado, com as novas teorias da educação e da psicologia e as novas diretrizes e legislações, a creche passa a fazer parte do sistema educacional. Nessa perspectiva, esse projeto procura promover a discussão necessidade de qualificação do atendimento à criança pequena em creche. Orgão de Fomento: PBDA/UNIPAMPA

Palavras-chave


Políticas Públicas e Infância, Creche, Educação Infantil

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