Educação Em Saúde Em Grupo Hiperdia- Bairro União Das Vilas De Uruguaiana: EstratÉgias De Empoderamento E Cidadania Dos UsuÁrios.

Aline Basso Da Silva, Camila Gallarreta Rolão, Tatiele Roehrs Gelati, Vilma Constancia Fioravante Dos Santos, Beatriz Franchini

Resumo


Introdução: Trata-se de um trabalho realizado a partir de práticas na disciplina de Saúde Coletiva III do curso de Enfermagem da Unipampa, Bairro União das Vilas. Através das atividades realizadas na unidade básica em saúde desde o ano de 2007, foram feitos Diagnósticos Comunitários pelos acadêmicos com o intuito de traçar o perfil da comunidade local, bem como, conhecer sua realidade social. Diante do estudo dos diagnósticos foi possível perceber problemas que influenciam diretamente na qualidade de vida da população em questão, como baixa escolaridade, instalações sanitárias precárias, desconhecimento sobre seus direitos como cidadãos, desmotivação com os cuidados em saúde, entre outros. Entre as atividades propostas juntamente com a comunidade para melhorar a situação em saúde foi a reestruturação do grupo HIPERDIA da mesma. Este processo foi avaliado de grande necessidade devido sua descontinuidade após o final de cada semestre, tendo em vista que a entrada de acadêmicos ocorria de forma anual e as atividades desenvolvidas, com expressiva participação da comunidade se encerravam com a saída de campo dos alunos, visto assim cessar-se o estimulo do educador em saúde. Material e Métodos: Objetivos: Realizar atividades de Educação em saúde junto ao Grupo HIPERDIA com vistas no emponderamento de saberes e práticas por parte dos usuários, conhecendo suas necessidades e estimulando a participação social em temas relacionados a saúde a fim de promover a cidadania.Metodologia: Relato de Experiência a partir de observação participante realizados encontros semanais do Grupo Hiperdia. Resultados e Discussão: Resultados e Discussões: Os encontros do Hiperdia tem duração de 1h e 30 min semanalmente. Os assuntos abordados nos encontros são sugeridos pelos participantes e estudados e elaborados pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, juntamente com voluntários de outros cursos. Durante os encontros são realizadas atividades de descontração, relaxamento, dinâmicas, atividades lúdicas, com o enfoque na qualidade de vida e educação em saúde. Percebeu-se com o trabalho de Educação em saúde no grupo HIPERDIA da comunidade União das vilas a maior motivação e participação dos usuários no processo de saúde/doença. Com ênfase na valorização e necessidade de contribuições de cada participante, buscou-se a promoção da cidadania e do reconhecimento dos direitos dos usuários em saúde. Durante as atividades realizadas no grupo foi possível identificar a importância do espaço de escuta, visto que muitos dos participantes apresentavam problemas relacionados a ansiedade, estresse, aumento de apetite, dificuldades financeiras, de adesão ao tratamento e desmotivação para prática de exercícios físicos. Este espaço de escuta juntamente com o conhecimento e orientações possibilitam o empoderamento, motivação e liberdade de escolha e auto cuidado do cliente em questão. Conclusões: O processo de Educação em saúde proporciona para a comunidade da União das vilas Uruguaiana a participação, empoderamento e cidadania do usuário. Lembrando que as práticas em saúde geram um impacto imediato de médio a longo prazo, sendo assim, o processo deve ser de forma continuada. Com a abertura de novos caminhos e visões de mundo, a Universidade sensibiliza os profissionais e moradores da região para possibilidades de continuidade do trabalho no futuro por iniciativa da comunidade, pela garantia que a educação trás a motivação dos mesmos, promovendo assim, crescimento e desenvolvimento local. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Educação em Saúde

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