Texto Coletivo Com Ferramenta Wiki: EstratÉgia De Aprendizagem Da Anamnese E Doeexame FÍsico De Enfermagem

Andréia Martins Specht, Gabriela Petró Valli, Ana Paula Scheffer Schell Da Silva, Ana Luisa Petersen Cogo

Resumo


Introdução: A produção textual coletiva com ferramenta Wiki, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, proporciona habilidades de aprendizagem nos trabalhos em grupo diferenciadas em relação a outras estratégias. A possibilidade cooperativa surge como um espaço de negociação entre os alunos, construído na reciprocidade e no respeito mútuo. desenvolvimento do curso de extensão "Introdução à Anamnese e Exame Físico de Enfermagem", na modalidade a distância, promoveu entre estudantes de enfermagem espaços metacognitivos a partir da técnica do trabalho em grupo. O objetivo do estudo é relatar as estratégias utilizadas por estudantes de enfermagem em um curso de extensão na modalidade a distância para desenvolverem cooperativamente um estudo de caso em ferramenta Wiki. Material e Métodos: Estudo de caso qualitativo com vinte participantes realizado na Escola de Enfermagem da UFRGS. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (n 2007811). Os dados são oriundos da subcategoria ‘produção textual coletiva’. Foram coletados no Wiki Moodle, processados inicialmente em editor de texto, que comparava cada versão produzida pelos alunos. Utilizou-se análise temática. Resultados e Discussão: Dos cinco estudos de caso produzidos no Wiki sobre anamnese e exame físico no adulto, evidenciaram-se as possibilidades cooperativas em três deles, que contavam com cinco, quatro e três componentes. Nesses grupos os alunos com uma atuação mais efetiva demonstravam a coordenação das suas ações quando postavam novas versões do trabalho no Wiki. Em um determinado grupo, no final do texto, os comentários sinalizavam a negociação que estavam articulando para sua produção. Conclusões: Conclui-se que a possibilidade de os estudantes de enfermagem desenvolverem um trabalho em grupo cooperativo, requer o interesse e a efetiva participação desses, além do acompanhamento atento do professor. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Enfermagem, Educação Em Enfermagem, Internet, Processos de Enfermagem

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