A Oferta Dos Produtos De Floriculturas E O Perfil Dos Consumidores

Andressa Rocha Lhamby, Nara Zamberlan Dos Santos, Rosane Maria Kirchner, Ana Paula Fleig Saidelles

Resumo


Introdução: As plantas ornamentais são aquelas capazes de despertar estímulos derivados, tanto de características intrínsecas como extrínsecas.O Rio Grande do Sul se situa entre os principais produtores de flores e plantas ornamentais, porém, a exemplo dos outros estados produtores são poucos os conhecimentos do perfil e das necessidades dos consumidores e de planejamento entre a oferta e a demanda, proporcionando uma política de preços justa e uma melhor qualidade dos produtos.O objetivo do presente trabalho é verificar a relação entre os consumidores e a oferta das floriculturas de Santa Maria-RS. Material e Métodos: método utilizado foi pesquisa quantitativa,exploratória descritiva,através de questionário elaborado pelas pesquisadoras,a coleta foi realizada de março a maio de 2008.A análise dos dados foi feita com o auxílio estatística descritiva,Teste Qui-quadrado,Teste exato de Fisher. Resultados e Discussão: Os resultados apontaram que 35% dos entrevistados possuem idade entre 41 e 50 anos,sendo,o menos percentual (7,2 %) jovens de 20 a 30 anos;mais da metade dos compradores (58,7) são do gênero feminino;a renda dos consumidores situa-se na feixa de cinco ou mais salários mínimos e 71,4% dos sujeitos adquirem,esporadicamente,os produtos ofertados.Quando realizado o cruzamento entre a variável “gênero” com as variáveis “origem da indicação para a compra” e o “conhecimento da nomenclatura da espécie vegetal” observou-se uma relação significativa (teste q – quadrado,com p < 0,05).Nas variáveis “dia da semana preferencial para a compra”,”preço” e “conhecimento das técnicas de cultivo” quando relacionados com o “gênero” não apresentaram relação significativa. Conclusões: Assim conclui-se que a caracterização do perfil do consumidor e da demanda de produtos proporciona às floriculturas um planejamento e um direcionamento na oferta.A compra poderá ser estimulada baseado na oferta dos produtos em determinados dias da semana. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Floriculturas, Perfil, Consumidores, Oferta, Produtos

Apontamentos

  • Não há apontamentos.