Multiplicando Energias

Giselda Prates Lobato

Resumo


Introdução: Multiplicando energias é um projeto que foi construído a partir da disciplina de Química Ambiental, do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná e aplicado em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Química.Por meio do fazer pedagógico cotidiano, nas aulas de Química, buscou-se o entrelaçamento dos conteúdos programáticos com questões referentes ao uso consciente da energia no nosso planeta. Foi oportunizado, aos alunos, o conhecimento dos vários tipos de energias disponíveis, suas classificações, a respectiva relação custo-benefício e as consequências do seu uso ao meio ambiente, priorizando, sempre, a questão da sustentabilidade. Material e Métodos: O projeto iniciou com pesquisas, em pequenos grupos, sobre a realidade de cada aluno e de suas famílias com relação ao uso de energia. Discussões seguiram-se, no grande grupo. Textos e sites foram usados para desenvolver a leitura e a argumentação dos alunos. A produção textual aconteceu em todas as etapas do projeto. Cada grupo de alunos organizou um portfólio com todas as produções feitas durante o projeto. A culminância aconteceu com a apresentação oral de cada grupo a partir dos conhecimentos construídos e elaborados no tempo de desenvolvimento do projeto. Resultados e Discussão: O projeto em questão ocorreu durante um trimestre onde se estabeleceram relações entre o uso consciente de energia, suas ações no meio ambiente e o respectivo conteúdo de Química, como forma de inserir a temática ambiental no cotidiano de sala de aula.Para muitos alunos foi o primeiro contato com conceitos e usos de energias alternativas ou renováveis, o que ampliou seus universos de conhecimentos. A construção de argumentos para defender o uso de energias menos impactantes ao meio ambiente se fez a partir de muitas leituras, pesquisas e produções de textos. O portfólio organizado por cada grupo de alunos mostrou a evolução dos respectivos conhecimentos. As questões referentes à sustentabilidade do planeta foram incluídas em cada etapa do projeto, o que levou a construção de importantes argumentos, por parte dos alunos, durante as produções textuais e na apresentação oral dos trabalhos.O projeto teve uma repercussão positiva entre os alunos, pois se observa que os mesmos continuam estabelecendo relações entre tudo o que pesquisaram e estudaram, ao trazerem novas informações para a sala de aula de Química, mesmo o projeto já tendo sido finalizado. Conclusões: Os conhecimentos construídos pelos alunos com iniciativa própria, pesquisando e interagindo em grupos e (re)elaborando individualmente permanece para a vida.Durante as leituras, escritas e discussões sobre energia cada aluno foi (re)construindo, além de conhecimentos, valores sociais, habilidades, atitudes e competências voltadas à relação inicialmente proposta: conteúdos da disciplina de Química e o uso consciente de energia.A questão da sustentabilidade do planeta, sempre presente nas discussões, levou a muitas reflexões por parte dos alunos e o propósito, verbalizado por alguns, de mudar atitudes e hábitos, priorizando a qualidade de vida no planeta.Energias renováveis, energias alternativas, energias fósseis são palavras que agora fazem parte do cotidiano desses alunos que, certamente, apropriaram-se desses conhecimentos e seguem atentos às questões e eles referentes, trazendo para a sala de aula informações, notícias e novas leituras que fazem. O projeto, portanto, continua multiplicando-se. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Aulas de Química, Energia, Energias alternativas, Energias renováveis, Construção do conhecimento

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