Projeto De Ensino Na Área De MatemÁtica

Mônica Teixeira De Oliveira, Jurselem Carvalho Perez

Resumo


Introdução: Os cursos de Geofísica, Licenciatura em Ciências Exatas e Tecnólogo em Mineração do campus de Caçapava do Sul possui apenas uma docente concursada para lecionar as disciplinas de Cálculo I, Cálculo III, Cálculo IV e Matemática A-LEC e Matemática A-TM, disponibilizados no primeiro semestre de 2009. Como os discentes apresentam uma grande dificuldade nas disciplinas da área de matemática há necessidade de um monitor que possa assessorar no atendimento aos alunos em horários diferenciados daqueles que a professora já coloca à disposição das turmas. Material e Métodos: O monitor realiza trabalhos de digitação de material aos alunos como apostilas e listas de exercícios, pois a biblioteca possui poucos exemplares para atender todos os alunos matriculados. Além disso, o atendimento aos alunos ocorre em seus horários livres, ou seja, entre 11:30h e 14:30h. Bem como nos horários anteriores ao início das aulas do noturno, isto é, entre 17:30h às 19:30h. Resultados e Discussão: No segundo semestre de 2008, a professora orientadora participou do programa de bolsas na área de matemática, e notou uma melhora no desempenho dos alunos matriculados nas disciplinas lecionadas. Por este motivo, solicitou em 2009 um bolsista na área de matemática. Observou-se que os alunos progrediram em relação aos conteúdos ministrados e passaram a utilizar os trabalhos do bolsista com maior periodicidade. Conclusões: Diante da maior oferta de horários para atendimento, a fim de sanar as dúvidas dos alunos matriculados nas disciplinas de matemática, houve aprovação de 73% na disciplina de Cálculo I e 92% em Cálculo III no curso de Geofísica. Na Matemática A do curso de Licenciatura em Ciências Exatas foram aprovados 90%, enquanto que no curso superior de Tecnólogo em Mineração, 87%. Também devo salientar que a bolsa de monitoria é uma forma de ajudar financeiramente o aluno selecionado, evitando a evasão do mesmo que possui excelente capacidade intelectual. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Cálculo, Matemática

Apontamentos

  • Não há apontamentos.