A Interdisciplinaridade Entre As Ciências E A Educação FÍsica Na Visão De Alunos Do Ensino Fundamental E MÉdio

Jacir Vicente Weber, João Batista Teixeira Da Rocha, Maria Rosa Chitolina Schetinger, Max Castelhano Soares, Lilia Liane Chiapinoto Michelotti

Resumo


Introdução: A Educação está passando por uma transformação que transcende a sala de aula e busca acompanhar a globalização. Vive-se a era da informação e da integração entre os saberes, nenhum aprendizado tem valor de forma isolada, nenhum conhecimento é pertinente se não for relacionado com outros saberes (PCN,1998). A interdisciplinaridade passa a ser ferramenta fundamental dentro de uma educação consistente e bem fundamentada. O presente estudo investigou, em estudantes do ensino fundamental e médio, a existência de uma possível visão interdisciplinar entre as Ciências e a Educação Física. O objetivo da presente pesquisa foi identificar as possíveis dificuldades dos alunos em relacionar os conteúdos entre as disciplinas de Educação Física e Ciências com o intuito de obter subsídios que possam contribuir para proposição de “novas atitudes” curriculares, bem como analisar a relação entre corpo e mente e a visão dos alunos na abordagem das disciplinas com relação interdisciplinaridade. Material e Métodos: A análise de conteúdo utilizada neste estudo foi qualitativa, que trata do desvendamento de significações de diferentes tipos de discursos (BARDIN, 2002). O instrumento de coleta de dados foi o questionário semi-estruturado. Para o tratamento dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo que é uma das técnicas utilizadas quando se quer inferir Representações Sociais de um determinado grupo que representa o coletivo (JODELET, 2001), através da qual emergiram categorias significativas. Os sujeitos da pesquisa foram 800 alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Santa Maria-RS (idades entre 10 e 17 anos do sexo masculino e feminino). O questionário constou de uma pergunta estruturada da seguinte forma: "Você acredita que exista relação entre as Ciências e a Educação Física? Sim ou Não e Justifique". Resultados e Discussão: Dentre as várias categorias emergentes que se formaram tivemos resultados expressivos para as respostas a pergunta em questão, como por exemplo: as respostas dos alunos, com relação a comparação entre o ensino fundamental e médio, apresentou resultados onde a percentagem de resposta “sim” no ensino médio e no ensino fundamental ficaram em torno de 50%-60%. Em relação à percentagem de respostas “não” nota-se que a incidência variou entre 15% (ensino médio) e 33% (ensino fundamental). Os resultados nas categorias inferidas das respostas “sim”, onde em torno de 33% a 38% dos alunos de ensino fundamental e médio respectivamente acham que existe relação entre a atividade física e as outras disciplinas. Nas categorias inferidas das respostas “não”, aproximadamente 64% dos alunos de ensino médio têm a opinião de que existe uma separação entre corpo e mente na escola, entretanto, apenas a metade deste percentual foi encontrado no ensino fundamental. Conclusões: Como conclusão final inferiu-se uma percepção que aponta para uma certa relação interdisciplinar entre a Educação Física e as Ciências, pois, dentro de uma visão academicista, percebemos através das respostas, principalmente no ensino médio, que os alunos possuem a percepção de que as disciplinas se conectam (Educação Física e as Ciências), mesmo com os saberes (conteúdos), ministrados pelos professores estarem longe de serem interdisciplinares. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


interdisciplinaridade, ensino médio, ensino fundamental, educação física, ciências

Apontamentos

  • Não há apontamentos.