Uso Das Novas Tecnologias Na Educação Ambiental

Clodoaldo Leites Pinheiro, Simone Braga Terra, Cátia Cilene Saraiva Avero

Resumo


Introdução: O contexto educação ambiental preocupa ao mundo inteiro, pois se faz necessário a conscientização das pessoas que devemos ter mais cuidado com o meio ambiente enquanto sujeito atores de relações bio-psico-sociais. Conduzir a educação ambiental de forma participativa e colaborativa no processo de construção é uma ferramenta importante para que a população perceba a responsabilidade sócio-ambiental de cada sujeito e da coletividade no meio. As novas tecnologias hoje estão sendo muito úteis na educação escolar e comunitária, pois já fazem parte do cotidiano do sujeito contemporâneo. Devemos aproveitar os conhecimentos existentes nestas tecnologias para que possamos trabalhar a educação ambiental de forma mais dinâmica, interativa e construtiva na formulação de novos signos. O objetivo deste trabalho é fazer uso da ferramenta virtual blog intitulando: psicoarbo, para contextualizar a educação ambiental no universo escolar e comunitário de uma escola de ensino médio de Bagé-RS. Material e Métodos: O blog foi utilizado para conduzir pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, pesquisa – ação e revisão bibliográfica. A construção do conhecimento aconteceu com o uso do blog psicoarbo, onde foram contextualizadas a questão meio ambiente e a divulgação de atividades e conteúdos como também fontes de pesquisas de atividades colaborativas e participativas desenvolvida pelos alunos de ensino médio. O ponto de partida para o processo de ensino aprendizagem e busca por soluções e dialógica em novos signos foi a arborização da escola de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron - CAIC. O blog é hospedado neste endereço eletrônico . Resultados e Discussão: As atividades feitas em sala-aula e saídas de campo envolvendo o contexto meio ambiente escolar e comunitário possibilitaram a interação do aluno com a realidade escolar através de práticas de arborização. As aulas executadas foram registradas e colocadas no blog como atividade extra classe. Junto consta conteúdos, curiosidades, fotos, e links relacionados com os conteúdos que foram trabalhados em aula fazendo dos alunos atuantes na construção de seu conhecimento de forma colaborativa, participativa e constante atualização da ferramenta virtual, permitindo também o acesso de toda comunidade as informações do site. Conclusões: O blog psicoarbo permitiu a dialética e dialógica entre alunos e professor durante a socialização de questões sobre a educação ambiental levantadas a parir da arborização da escola de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron – CAIC. A construção de conceitos em coletividade pela exposição, coleta de materiais, pela ação de pesquisa dos alunos nas propostas de atividades de arborização e de embasamento técnico - cientifico, foi otimizada pelo uso do blog, ferramenta aplicável ao contexto escolar e comunitário, facilitando a dispersão de saberes e conhecimentos construídos. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


arborização, blog, ferramenta, participativa, colaborativa

Apontamentos

  • Não há apontamentos.