Cursos De Aprimoramento Em Construção Civil E Instalações ElÉtricas Prediais – MatemÁtica, InformÁtica E Comunicação

Marcelo Caggiani Luizelli, Adriano Quilião De Oliveira, Fabiane Cristina Höpner Noguti, Valéria Arrais Ramos, Vanessa Gindri Vieira

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa – Campus de Alegrete: Cursos de Aprimoramento em Construção Civil e Aprimoramento em Instalações Elétricas Prediais, além dos conteúdos específicos das áreas, mantém em seu programa conteúdos básicos das disciplinas de matemática, informática e comunicação, por considerar tais disciplinas como fundamentais para o desenvolvimento interpretativo e lógico, promovendo maior interação e acompanhamento das demais disciplinas por parte do aluno. Material e Métodos: Ambos os cursos requerem a matemática como disciplina essencial. Para a construção civil, desde o projeto até a execução de uma obra, os cálculos se fazem necessários. Na área de instalações elétricas prediais, torna-se também importante ter um bom domínio para poder dimensionar a planta elétrica de forma exata. Diante de tamanha necessidade, a disciplina de matemática é realizada aos sábados durante duas horas, quinzenalmente. Assim, optou-se por realizar exercícios práticos que permitam uma troca de conhecimento entre instrutor e aluno e, também, aprimorar conhecimentos teóricos básicos que são fundamentais nos seus cotidianos. A ênfase aos conteúdos programáticos é diferenciada. O curso está dividido em duas turmas e cada uma recebe maior atenção naquilo que se faz presente em suas necessidades.As aulas de informática e comunicação têm como objetivo propiciar acesso ao meio tecnológico, estimulando a interação homem-máquina, sendo meio de inclusão digital. As disciplinas de informática e comunicação estão distribuídas da mesma forma que a matemática, duas horas aos sábados, quinzenais, em duas turmas. Não somente manusear computadores é essencial no mercado de trabalho, mas também a capacidade de comunicação interpessoal. Assim, a união da informática com a comunicação é favorável ao aprendizado e ao aperfeiçoamento. Em informática, exploram-se conteúdos tais como: editores de texto, planilhas eletrônicas, manuseio de sistemas operativos e internet. Em comunicação, habilidades interpretativas, formas de comunicação e expressão. Resultados e Discussão: A partir de avaliações continuadas, realizadas durante as aulas para verificação do aprendizado, analisa-se o rendimento dos alunos, obtendo-se resultados parciais de curto prazo que possibilitam planejar estratégias para sanar as maiores dificuldades. Inicialmente, a partir de avaliações diagnósticas aplicadas, notaram-se grandes dificuldades em realizar operações elementares. Em matemática e em informática muitos tinham desconhecimento da tecnologia. Como grande parte dos alunos são trabalhadores com idade superior a 30 anos, muitos, com ensino médio incompleto, é plausível que tenham maiores dificuldades. Com a continuidade das aulas, os alunos assimilam e relembram tópicos discutidos em sala, tornando o ambiente mais produtivo e trazendo questões práticas do seu cotidiano e, os instrutores, o conceitual teórico necessário. Conclusões: Como apoio para os Cursos de Aprimoramento, estas disciplinas facilitam o entendimento dos demais conceitos pelos alunos. Tem-se, então, a responsabilidade de transmitir o conhecimento com solidez, pois é importante que a base conceitual seja clara e que dê suporte aos alunos. A relação estreita de dependências entre as disciplinas do curso fomenta a integração multidisciplinar, que favorece não só ao mesmo, mas acrescenta muito ao aprendizado dos alunos. Orgão de Fomento: PBDA 2009 - UNIPAMPA

Palavras-chave


matemática, informática, comunicação, cursos, aprimoramento

Apontamentos

  • Não há apontamentos.