House Agency- De Portas Abertas!

Janiélli Terezinha Ferreira Camargo, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Juliana Zanini Salbego

Resumo


Introdução: O projeto de extensão universitária “House Agency” prima pelo desenvolvimento de uma política de gerenciamento de marca e padronização das peças gráficas e demais peças publicitárias da Unipampa. Esses cuidados na aplicação da marca e o zelo pela uniformização das peças, são fundamentais na legitimação do nome de uma instituição. Argumentos que são acrescidos pelo fato de se tratar de uma Universidade recente, com estrutura multicampi (dez campi), demandando ainda mais de uma política comunicacional que fortaleça sua imagem e marca. Política que deve ser integrada à assessoria de relações públicas e à assessoria de imprensa. A partir de tais considerações, pode-se dizer que a proposta deste projeto é a de oferecer assessoria publicitária à Unipampa como um todo, planejando estratégias de divulgação, legitimação e fortalecimento de marca da própria Universidade e dos eventos que ela promove. House Agency- de portas abertas! É a atual chamada do projeto, para comunicar que a House está disponível a atender as demandas internas da Unipampa. Material e Métodos: Como metodologia na realização dos trabalhos, utiliza-se do preenchimento do PIT (Pedido Interno de Trabalho), para melhor perceber as necessidades do cliente e até mesmo para ficar como registro posterior, pois a maioria das demandas ocorre por e-mail e com isso os clientes colocam as especificações necessárias no PIT. Já a realização dos trabalhos se dá por ordem de demanda e prioridade, ou seja, pela data que o evento se realizará. O layout por sua vez, passa pelo “brainstorm” (tempestade cerebral) da dupla de criação ligada ao projeto e apenas depois da orientação do professor responsável, o layout é finalizado e enviado ao cliente para aprovação ou até mesmo para retornar com dicas de alterações, quando necessárias. Há um esforço do projeto de extensão de finalizar os trabalhos solicitados de forma adequada e satisfatória. Sendo que, o objetivo centra-se em autenticar e fortalecer uma imagem pública favorável à Unipampa, utilizando as estratégias e as ferramentas da publicidade e propaganda, com ênfase no gerenciamento da marca. Resultados e Discussão: A House Agency atualmente está em planejamento e elaboração de estratégias para a disseminação do projeto nos demais campi que a formam e a participação nesse evento é uma delas, para dar visibilidade à qualidade dos trabalhos já desempenhados pelo projeto, através da divulgação de alguns layouts escolhidos pelos participantes do mesmo, como ícones do trabalho que a House se propõe a realizar, tais como: I Semana Acadêmica de Zootecnia (Dom Pedrito), Marca Sessão Pipoquinha (São Borja), Peças Institucionais da Unipampa 2009/ 2010, Palestra ENEM (Bagé). Conclusões: Considera-se importante esse projeto já que, além de colaborar com a imagem da Unipampa, contribui para o crescimento e aperfeiçoamento do acadêmico envolvido, pois além de ser um espaço de aprendizagem, é um espaço em que a maior contato com a prática, ou seja, o transmitir para o real as ideias elaboradas para determinada instância de maneira adequada com auxílio do professor orientador. Orgão de Fomento: Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave


Unipampa, Identidade Visual, Comunicação Publicitária

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