Perspectivas De Fronteira Em Audiolivro

Cleide Martinez Da Silva, Cátia Goulart, Marcelo De Andrade Duarte, Jaini Porciuncula, Tatiane Oliveira

Resumo


Introdução: Este projeto de extensão articula-se de maneira transversal ao ensino e à pesquisa desenvolvida no projeto pedagógico do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa. Propõe produzir dois produtos culturais denominados audiolivros. Os textos literários para comporem os audiolivros, selecionados no âmbito da pesquisa, serão gravados na íntegra, com acompanhamento musical produzido para esse fim. Nesse momento pretendemos apresentar o projeto na íntegra, bem como uma demonstração das gravações realizadas. Material e Métodos: A metodologia do projeto de extensão perspectiva de fronteira em audiolivro pauta-se pela seleção realizada no âmbito da pesquisa e produz dois audiolivros com textos narrados na íntegra e com acompanhamento musical produzido para esse fim. Para a produção desses audiolivros foi realizada a escolha de vozes para locução, gravação de tais vozes e de acompanhamento musical em estúdio especializado. A partir da gravação dos fonogramas realizamos um trabalho de produção e mixagem dos mesmos para finalmente enviarmos o produto para prensagem final e catalogação de ISBN. Para finalizar realizaremos o plano de distribuição gratuita e de venda do produto. Resultados e Discussão: O primeiro audiolivro, já em fase de gravação e produção, é composto por um conjunto de narrativas curtas de significativa repercussão no sistema da literatura sul-rio-grandense. No estágio atual de produção desse material cultural realizamos a escolha das vozes e empreendemos o processo de gravação. O segundo audiolivro, em fase de seleção de textos, será composto por um conjunto de narrativas curtas atuais, publicadas e/ou inéditas, produzidos na região da fronteira oeste e extremo sul do Brasil, região em que está inserida a UNIPAMPA.A Discussão desse trabalho é sobre a necessidade de valorização do patrimônio artístico produzido por escritores que não têm acesso aos meios de divulgação, a necessidade de promover aos deficientes visuais o acesso à literatura, arte tradicionalmente vinculada à produção verbal-escrita e também de mobilizar os estudantes do curso de Letras na busca de alternativas concretas de integração entre formação cultural, exercício profissional e demanda social. Conclusões: Dentre as conclusões parciais do projeto, já apontadas anteriormente, destacam-se o reconhecimento da necessidade de circulação de bens culturais de forma democrática e inclusiva e a relevância da preparação de material pedagógico e cultural, na formação do aluno de letras. Orgão de Fomento: PROEXT MEC/MINC - 2008

Palavras-chave


Formação do leitor, Literatura de Fronteira, Inclusão social, audiolivro

Apontamentos

  • Não há apontamentos.