Alfabetização De Jovens E Adultos: Conhecimento E Cidadania

Vera Teresinha Curtinaz Da Silva, Adriana Garcia Cabaldi Carvalho, Everton Fêrrêr De Oliveira

Resumo


Introdução: O projeto é uma parceria da UNIPAMPA com a Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão, que busca a mudança do cenário educacional caracterizado pelo alto índice de analfabetismo da população de quinze ou mais no município. Os objetivos do projeto visam a produção de um impacto nesta realidade e a expansão da demanda para classes de EJA. Pois ainda é escassa a oferta destas classes sendo que das sete escolas municipais da área urbana, três oferecem classes de EJA e nas escolas municipais rurais, não há oferta. Material e Métodos: A EJA, historicamente, tem se caracterizado por tentar articular processos de aprendizagem que acontecem com homens e mulheres por toda a vida em todos os espaços sociais. Por termos na Pedagogia Freireana a principal referência em nosso percurso de formação busca-se uma alfabetização conscientizadora cujo princípio básico pode ser traduzido numa frase sua que ficou célebre: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. As ações desta proposta de extensão estão planejadas para articulação de atividades de formação e capacitação de acadêmicos da UNIPAMPA, Moradores não alfabetizados dos Bairros Populares do município de Jaguarão e professores que atuam no sistema educacional divididas em capacitação para equipe de alunos universitários contendo formação para Alfabetizadores de Jovens e Adultos e professores que atuam no sistema educacional; mapeamento e Identificação de pessoas analfabetas para compor as turmas de alfabetização e práticas educativas de alfabetização com cidadãos analfabetos. Resultados e Discussão: As ações do projeto estão em andamento, neste sentido apontamos como resultados preliminares a obtenção de inscrição de pessoas analfabetas para inicio do trabalho de alfabetização e a aderência de professores em serviço como colaboradores na proposta. Além disso a discussão gerada no entorno do projeto tem viabilizado a discussão e problematização da inclusão da EJA nos Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas e a necessidade de coleta de dados para Elaboração de um relatório que auxilie o desenvolvimento de práticas educativas melhor contextualizadas pelo poder local na implementação das demandas em EJA. Cabe destacar que este trabalho também está contextualizado pelas políticas de alfabetização de Jovens e Adultos caracterizadas por concepções críticas sobre o que é alfabetizar e focalizadas na garantia do direito à educação para estes sujeitos. Conclusões: O mundo contemporâneo exige o leitor de diversos códigos, perspicaz na interação e com capacidade de criar e atribuir sentidos com toda a liberdade, para além da oralidade. A legislação em nosso país traz a educação como um direito gratuito que deve ser ofertado obrigatoriamente pelo Estado, aos cidadãos que não tiveram acesso ou continuidade aos seus estudos na idade própria, visando seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, com destaque para importância de também auxiliar no crescimento da região através da educação. Compreende-se ainda que esta proposta no entorno dos espaços e sujeitos da UNIPAMPA - Jaguarão envolve ações de ensino, pesquisa e extensão o que contribui com inovações e mudanças, principalmente, pela implantação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que tem a tarefa de promover o desenvolvimento da sociedade e potencializar o acesso das comunidades ao espaço escolar-universitário. Isto é lutar de fato pelo direito a educação para todos. Orgão de Fomento: PBDA-UNIPAMPA

Palavras-chave


alfabetização, conhecimento, cidadania

Apontamentos

  • Não há apontamentos.