Representação De Objetos Tridimensionais AtravÉs Da Utilização Do Software GrÁfico Solidworks /2008 Para Alunos Do Ensino MÉdio Da Cidade De BagÉ–rs.

Gleiton Ariel Guedes Pires, Cristiano Corrêa Ferreira, Celso Ricardo De Leao Leon, Vera Lúcia Duarte Ferreira, Anderson De Almeida Antunes

Resumo


Introdução: Este trabalho faz uma abordagem do ensino do desenho técnico a estudantes do ensino médio da cidade de Bagé – RS. Para o desenvolvimento do projeto, foram escolhidos quinze estudantes de escolas públicas e privadas. Foram selecionados, exclusivamente, os que cursavam o 3° ano do ensino médio. O projeto de extensão ocorreu através de um curso ministrado por acadêmicos da Universidade Federal do Pampa que já haviam cursado as disciplinas de desenho técnico e, juntamente com professores responsáveis, desenvolveram técnicas para a aprendizagem do software CAD SolidWorks 3D, durante 20hs de curso. Deve-se enfatizar que métodos de ensino com ênfase no mesmo principio já foram desenvolvidos por (Campos, 2007; Velasco e Beserra 2007 e Texeira, et al. 2003). Esse curso tem por objetivo principal ajudar no desenvolvimento da interpretação, representação dos sólidos geométricos e objetos tridimensionais e estudo da geometria, bem como, possibilitar aos estudantes participantes a oportunidade de qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho. Material e Métodos: Para a seleção dos alunos que participaram do curso foi feita uma relação de escolas de nível médio (particulares,municipais e públicas) de vários bairros e da região central da cidade de Bagé-RS. Os alunos foram escolhidos mediante indicação dos diretores das escolas participantes. No desenvolvimento do curso foram utilizados recursos como representação de objetos tridimensionais através de croquis, slides e protótipos. Além disso, no inicio do curso, foram apresentados fundamentos teóricos sobre sólidos geométricos e sobre o software gráfico SolidWorks versão 2008. Ao final de cada aula, foram apresentados novos comandos, aumentando gradualmente a dificuldade dos mesmos, e realizados exercícios para fixação. Resultados e Discussão: Nos dois últimos encontros, foi exigido dos participantes que escolhessem de forma aleatória objetos a serem representados e posteriormente plotados com diferentes níveis de dificuldade, ou seja, fácil médio e difícil. Na avaliação final, verificou-se que no desenvolvimento de objetos com níveis de dificuldade fácil e média não houve dificuldades na execução e, para objetos com nível de dificuldade maior, percebeu-se problemas relacionados ao desenvolvimento, no entanto todos concluíram os seus projetos, mostrando que a metodologia foi satisfatória, o que surpreendeu positivamente pela facilidade de aprendizagem. Conclusões: Dessa forma, pode-se destacar que os resultados obtidos durante o curso superaram as expectativas de todos os envolvidos na concepção do projeto. Em todas as etapas, pode-se observar a fácil evolução dos alunos no desenvolvimento dos objetos tridimensionais. Vale enfatizar que uma parcela significativa dos participantes jamais havia tido contato com software de desenho e ao final do curso passaram a ter uma nova visão tanto da visualização espacial como na prática de desenvolvimento de produtos, cumprindo assim os objetivos propostos pelo curso. Para os monitores e ministrantes houve um ganho em experiência tanto nas fases de elaboração do curso como na de desenvolvimento das aulas, passando a ter uma visão diferenciada sobre o ensino. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Desenho Técnico, Modelagem tridimensional, Software gráfico

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