Interligando Saberes Na Escola: Uma Experiência Interdisciplinar, Por Meio De Um Ensino Reflexivo

Karla Xavier De Figueiredo, Jeneffer De Castro Branco, Josué Madrid Baltezan, Jucenir Garcia Da Rocha

Resumo


Introdução: Trata-se de uma experiência em ensino interdisciplinar desenvolvida através de um projeto de extensão que emergiu da UNIPAMPA / Campus Caçapava do Sul para dentro da comunidade escolar. Voltado para as séries finais do ensino fundamental, nesta etapa o projeto já está sendo desenvolvido em uma segunda turma de 8ª série da Escola Estadual Profa. Eliana Bassi de Melo, localizada no município de Caçapava do Sul – RS. Cabe lembrar que a UNIPAMPA é uma universidade nova, ainda em processo de institucionalização interna, e que no caso de Caçapava do Sul, até pouco tempo, assentava-se em instalações provisórias cedidas pela Escola supramencionada, o que advoga sobremaneira em favor de tê-lo escolhido-a como a casa acolhedora deste projeto. Iniciada por onze pessoas, hoje esta experiência já conta com o envolvimento de quinze componentes entre professores, técnicos e discentes, sendo muitos de diferentes instituições, integrando diversas áreas do conhecimento em um trabalho de equipe compartilhado entre todos os agentes do processo com fulcro na produção de um saber que supere os limites do conhecimento fragmentado e fora de contexto. Com o uso recursos diversificados, o projeto visa estimular a reflexão e o desenvolvimento de senso crítico; estabelecer diálogos entre saberes distintos, proporcionar aos acadêmicos de graduação a vivência interdisciplinar em ambiente de ensino escolar; colaborar com a Escola na inserção, desenvolvimento e interpretação da significância dos temas transversais no ensino fundamental; Além do mais, esta experiência almeja servir de elementos de pesquisa em torno da prática interdisciplinar tanto na Escola como na Universidade, avaliando seus limites e possibilidades. Material e Métodos: Para dar conta de tais objetivos utilizamos o salão da Escola, sala de vídeo, projeções em datashow, filmes e curtas, pequenos textos e passeios de estudos. Poesias, músicas e demais recursos audiovisuais e lúdicos são componentes facilitadores do ensino além de leituras e pesquisas bibliográficas para estimular uma predisposição favorável ao exercício metódico da pesquisa. “A tomada do processo químico dos entorpecentes contextualizada ao universo dos relacionamentos inter-pessoais e ético-afetivos constitui um exemplo de como se pode afastar o caráter vulgar e moralista nesta abordagem (eixo transversal)”. Resultados e Discussão: Na primeira etapa de desenvolvimento do projeto (primeiro semestre de 2009), escolheu-se o tema “O homem em suas relações com o meio” como eixo central balizador das abordagens que foram desde o mito até a consciência filosófica; Ciências da terra e meio ambiente; questões morais e direitos sociais; existenciais e artísticas. Recentemente (no segundo semestre de 2009), estão sendo inseridos, temas como a Física no dia-a-dia e a Matemática na forma de jogos de raciocínio buscando dirimir os efeitos que faz com que os educandos identifiquem estes conteúdos como construtos intensamente complicados, enfadonhos e fora da realidade. Com propósito semelhante, e no mesmo sentido; a compreensão dos fenômenos da natureza são abordados de modo a aguçar a curiosidade acerca de assuntos ligados à Geociência. Conclusões: A presença do projeto no cotidiano escolar já tem produzido resultados que interferem na auto-estima dos estudantes. Despontam ambientes de buscas, aguçados pelo estímulo à curiosidade dos alunos, e as quebras do labor rotineiro têm demonstrado a capacidade de mantê-los motivados em suas tarefas cognitivas. Orgão de Fomento: UNIPAMPA

Palavras-chave


Interdisciplinaridade, Extensão, Reflexão

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