Novas Tecnologias No Ensino De MatemÁtica

João Volmar Machado Da Silva, Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Susana Machado Ferreira

Resumo


Introdução: Com a diversidade de tecnologias à nossa disposição, precisamos entender seu funcionamento para explorar suas potencialidades. O uso de softwares vem se destacando um tipo de ferramenta de ensino e aprendizagem que pode motivar e, de certa forma, otimizar o aprendizado em matemática, desde que seja usado de forma adequada. Nesse sentido, a proposta desse resumo é apresentar um projeto de extensão que está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Pampa – Unipampa, com professores de matemática que atuam na rede estadual do ensino básico, no município de Bagé, RS. O objetivo deste projeto é explorar e desenvolver atividades didáticas para o ensino de matemática através de construções geométricas com uso dos softwares Régua e Compasso e Winplot. Além de oportunizar ao professor de matemática que atua na Educação Básica, contato e conhecimento na área da informática; discorrer sobre a importância das Novas Tecnologias da Informação na educação; demonstrar as diferentes formas de utilização da informática na educação; e analisar os principais softwares educativos utilizados no ensino de matemática.O software Régua e Compasso é um software livre, de Geometria Dinâmica que permite explorar diversos aspectos relativos à Geometria Plana Euclidiana e à Geometria Analítica. O software Winplot, também é um software livre, mas é destinado ao estudo de gráficos.Neste projeto, foi apresentado esse software num laboratório de informática, trabalhado inicialmente com instruções dos comandos básicos e, além disso, foi discutindo sobre o uso desta ferramenta para a construção e desenvolvimento de conceitos, através de atividades elaboradas sobre conteúdos de matemática de ensino fundamental e médio. Material e Métodos: Num primeiro momento, foi realizado um estudo teórico e das potencialidades dos softwares Régua e Compasso e Winplot; posteriormente, elaboração de atividades para ser explorados assuntos de matemática utilizando os recursos dos softwares, e por último, que ainda não foi concluída, a execução dessas atividades junto a professores de matemática, da rede pública do ensino básico, em forma de mini-curso. Resultados e Discussão: Como a última etapa do projeto ainda não foi concluída, espera-se que a realização deste projeto venha proporcionar aos participantes, ferramentas que contribuam para o conhecimento de metodologias diferenciadas para o ensino de matemática, motivação para o uso de tecnologias nas aulas de matemática, além de tentar contribuir para a resolução de problemas relacionados à aprendizagem de Matemática no Ensino Básico. Conclusões: Espera-se que através deste projeto, possamos motivar os participantes, na busca de atualizações, aperfeiçoamentos e aprofundamentos teóricos, para promover a qualidade do ensino da matemática, além de desenvolver outros cursos de formação continuada, com o objetivo de contribuir com a eficácia da aprendizagem de matemática. Orgão de Fomento: PBDA - Unipampa

Palavras-chave


Matemática, Tecnologias, Software, Formação Continuada

Apontamentos

  • Não há apontamentos.