Introdução à Anamnese E Ao Exame FÍsico Em Enfermagem: Curso De Extensão A Distância

Gabriela Petró Valli, Andréia Martins Specht, Ana Paula Scheffer Schell Da Silva, Ana Luisa Petersen Cogo

Resumo


Introdução: Anamnese e exame físico são conteúdos apresentados nas disciplinas curriculares do curso de graduação em enfermagem, iniciando na quarta etapa. Esses temas constituem a primeira fase do processo de enfermagem, denominada investigativa. O curso "Introdução à anamnese e ao exame físico", na modalidade a distância, foi desenvolvido como uma estratégia ensino-aprendizagem para a reflexão problematizadora sobre os temas em estudo, além de promover o trabalho em grupo cooperativo. Participaram do curso vinte estudantes de enfermagem que manifestaram interesse através de e-mail, após leram a página de divulgação do curso http:chasqweb.ufrgs.br~anacogo. Material e Métodos: Esse foi desenvolvido em seis módulos, realizados de 02/04/2008 a 06/06/2008, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) institucional Moodle. A carga horária de 60 horas foi distribuída em três encontros presenciais, os quais foram a apresentação do curso, a oficina do software CMapTools, em duas opções de horário, e o encontro de encerramento com avaliação. O módulo um denominado "Conhecendo o Moodle" apresentou as ferramentas de comunicação que seriam usadas como o fórum, o chat e o wiki. A primeira proposta de trabalho foi a construção de um texto coletivo compondo um glossário com termos técnicos que quisessem compartilhar com os colegas. Esse wiki coletivo foi sendo composto ao longo de todo curso. No módulo dois denominado “Referenciais teóricos da anamnese e do exame físico”, foi apresentado um hipertexto para discussão em fórum e a elaboração de um mapa conceitual, que poderia ser feito em pequenos grupos de trabalho. No módulo três “Entrevista e análise documental” foi proposta a discussão em fórum e em chat a partir da análise de dois vídeos produzidos para o curso. No módulo quatro são apresentadas as técnicas propedêuticas por meio de apresentações com áudio, jogo educativo sobre feridas e vídeo educativo do Ministério da Saúde. A problematização do tema ocorreu na resolução de quatro casos clínicos que foram desenvolvidos no chat e no fórum. No módulo cinco ocorreu a integração dos conteúdos com o desafio da construção de uma anamnese e de um exame físico de um paciente fictício a partir da seleção de imagens disponibilizadas no AVA. Os alunos divididos em grupos de dois a cinco componentes realizaram a atividade na ferramenta wiki que possibilitou o trabalho cooperativo. O módulo seis disponibilizou três questões abertas avaliativas nas quais os alunos expressaram suas opiniões sobre o desenvolvimento do curso e sua auto-avaliação de desempenho. Resultados e Discussão: O curso atendeu plenamente aos objetivos a que se propôs, sendo avaliado pelos alunos e pela comissão coordenadora. O fato de não ter ocorrido evasão de alunos ao longo do curso, o que acontece com uma certa freqüência em cursos na modalidade EAD, foi um indicativo da atualidade e do interesse dos estudantes em propostas diferenciadas tecnologica e pedagogicamente. Os alunos consideraram o curso de boa qualidade em termos de conteúdos e materiais disponibilizados, na comunicação com a professora e a tutora, além da experiência de terem participado pela primeira vez de um curso nessa modalidade de ensino. Conclusões: O AVA Moodle demonstrou ser uma ferramenta estável e eficaz para o desenvolvimento de cursos de extensão. Esse curso foi desenvolvido em uma proposta de aprendizagem construtivista-interacionista aplicando na área da enfermagem os princípios do trabalho em grupo cooperativo. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Enfermagem, Educação Em Enfermagem, Internet, Processos de Enfermagem

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