Ensinar E Aprender PolÍticas Públicas

Cristiane Dias Jorge, Everton Ferrer De Oliveira, Luís Amarildo Corrêa, Luciano Rodrigues De Souza

Resumo


Introdução: O trabalho consiste no acompanhamento de planejamento, implementação e avaliação das atividades de ensino da disciplina de Políticas Públicas em Educação. A referida disciplina é componente obrigatório nos cursos de Licenciatura da UNIPAMPA. O trabalho de monitoria é desenvolvido com três turmas de graduação, sendo uma do curso de Pedagogia e duas do Curso de Letras no Campus Jaguarão. Material e Métodos: O conhecimento em políticas públicas aborda em sua estrutura funcionamento e as inter-relações da Educação como promotora da cidadania e direito subjetivo do s sujeitos. Além disso estimula a reflexão acerca da interdisciplinaridade presente neste conhecimento que ultrapassa o caráter meramente informativo constitui-se elo desenvolvimento profissional e pessoal do profissional da educação em formação. Resultados e Discussão: As ações desenvolvidas permitem a expansão dos conhecimentos dos bolsistas em formação pois a ação educacional estruturada com vistas a formação de graduandos leva a problematização dos conteúdos o que denota na relação docente e discentes a necessidade de diálogo sobre os conteúdos propostos pois o olhar dos acadêmicos em formação na elaboração e sistematização de conteúdos para o trabalho com outros colegas em formação fornece elementos que possibilitam compartilhar dúvidas sobre conceitos e relações a serem estabelecidas q, muitas vezes, não ficam evidenciadas pelo olhar do docente que possui uma leitura mais especializada. Isto permite a mediação e uma troca de experiências com outros alunos da graduação, onde os mesmos receberão monitoramento e acompanhamento de suas atividades possibilitando a ambos compreender melhor o papel do professor e qual relação este tem com a legislação vigente em nosso país, essa troca é efetuada mediante encontros para auxiliar os acadêmicos nas atividades e também através da plataforma MOODLE utilizada experimentalmente como ferramenta de apoio presencial. Conclusões: A perspectiva de Ensinar e Aprender conteúdos leva os acadêmicos monitores de ensino a reflexão sobre as diversas estruturas de ensino e aprendizagem que lhe possibilitarão uma visão mais critica e reflexiva no processo de sua formação acadêmica acerca do conhecimento em políticas públicas, que resulta também num acúmulo cultural favorecedor do crescimento individual e também profissional. Pode-se traduzir isso através da socialização do trabalho com acadêmicos e graduados sempre orientado pelo diálogo permanente e espaços de construção que se quer coletiva. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Ensinar, Aprender

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