Uma Proposta De Inserção De Um RÁdio-lazer Para Entender A Dualidade Onda PartÍcula No Ensino MÉdio - Resultados Preliminares

Roberta Dos Santos Fagundes, Ricardo Barreto Da Silva, Rafhael Brum Werlang

Resumo


Introdução: Nos últimos 10 anos a produção nacional sobre o ensino de física tem se concentrado na temática ensino-aprendizagem, sendo que, a maior parte dos trabalhos, sobre o tema, relata o desenvolvimento de experimentos para o laboratório didático. Por outro lado, pesquisas tem sido realizadas com o objetivo de desenvolver estratégias que promovam a motivação e o diálogo nas aulas de física. Neste sentido, a inserção de tópicos de física moderna no currículo do ensino médio é um tema que tem se destacado. Material e Métodos: Neste trabalho montamos um sistema experimental que permite uma retransmissão de rádio, ou de outro sistema de áudio, por meio de um feixe de lazer, ou seja, de um sistema que cujo emissor transforma som em luz e o receptor luz em som. Para a montagem do experimento utilizamos os seguintes materiais: 1 caixa de som com amplificador, 1 ponteira a lazer, 1 rádio portátil à pilha para fone de ouvido, 1 sensor LDR, 4 pilhas AA de 1,5 V, Fios de ligação e pinos conectores tipo macho/fêmea e jacaré. Este equipamento permite demonstrar experimentalmente que a luz pode se comportar como onda ou como partícula e, consequentemente, pode ser utilizado com motivador e instrumento de aprendizagem de uma das principais propriedades da luz a dualidade onda partícula, a qual, só pode ser explicada com o desenvolvimento da física quântica, no início do século passado. Posteriormente, este equipamento será utilizado em atividades de ensino de física moderna a serem desenvolvidas com alunos do ensino médio, de acordo com o programa do projeto “Física para alunos e professores do ensino médio da rede pública de Caçapava do Sul” desenvolvido pelos autores. Resultados e Discussão: O projeto encontra-se em fase de implementação e os primeiros resultados evidenciam uma maior interação entre as maioria dos discentes, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: Pretendemos demonstrar a dualidade onda partícula da luz, fometando um processo de ensino-aprendizagem que prime pela interação. Acreditamos que a inserção de atividades experimentais de física moderna e contemporânea no ensino médio, promova um carater investigativo, integrando a teoria e a prática e consequentemente promovendo uma aprendizagem significativa. Orgão de Fomento: UNIPAMPA

Palavras-chave


dualidade onda partícula, ensino de física

Apontamentos

  • Não há apontamentos.