Grupo De Estudos Para Maratona De Programação (gemp)

Yusef Mahathma Henchenski Gidrão, Geancarlo Saldanha Maydana, Odilon Rodrigues Machado Junior, Marcelo Cezar Pinto

Resumo


Introdução: O Grupo de Estudos para Maratona de Programação (GEMP) foi criado com o intuito de preparar os alunos do curso de Ciência da Computação do campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa interessados em participar da Maratona de Programação, um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Association for Computing Machinery (ACM) e organizado pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.O principal foco dos estudos do GEMP são desafios de programação, semelhantes àqueles propostos na Maratona. Estes desafios são compostos por problemas para os quais deve-se projetar um algoritmo computacional que, dada uma determinada entrada de dados, gere a saída esperada em um período de tempo aceitável. Material e Métodos: Diversos desafios de programação estão disponíveis na Internet, como por exemplo nos sites da Universidade Valladolid (uva.onlinejudge.org) e do Sphere Online Judge (br.spoj.pl), que dispõem também de um sistema automatizado de correção das soluções enviadas. Estes desafios são usados como base e exemplos nos estudos do GEMP.O GEMP dispõem também do BOCA Online Contest Administrator (BOCA), o mesmo sistema de submissão utilizado na Maratona de Programação da SBC/ACM. O BOCA possibilita a realização de competições simuladas programação, permitindo que os alunos enviem o código-fonte de suas soluções para os problemas propostos, e o professor, a partir das informações fornecidas pelo sistema sobre funcionamento do algoritmo enviado, possa aceitar como correta ou rejeitar as soluções. Devido aos temas abordados pela disciplina de Projeto e Análise de Algoritmos, o BOCA tem sido usado também para avaliar a capacidade dos alunos desta disciplina em aplicar os conhecimentos adquiridos, na criação de algoritmos eficientes. Resultados e Discussão: Atualmente o campus Alegrete da UNIPAMPA mantem também um projeto de extensão vinculado ao GEMP, que visa ensinar alunos do ensino médio a programar e a resolver desafios de programação, visando despertar o interesse deles na área da Ciência da Computação e na participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Conclusões: Através dos estudos aplicados à resolução de desafios de programação, os alunos participantes do GEMP aplicam os conhecimentos adquiridos, não só referentes à programação, mas também relacionados a geometria, lógica, álgebra e diversas outras áreas abordadas durante o curso de Ciência da Computação. Orgão de Fomento: PBDA/UNIPAMPA

Palavras-chave


Algoritmos, Desafios, Programação, Maratona

Apontamentos

  • Não há apontamentos.