Como Estabelecer Um VÍnculo Efetivo Entre Pressupostos Teóricos E Procedimentos PrÁticos No Ensino De FÍsica? Um Estudo Exploratório Em Uma Disciplina De EstÁgio Supervisionado

Breno Dröse Neto, Januario Dias Ribeiro, Pedro F. T. Dorneles

Resumo


Introdução: O ensino de Física, freqüentemente, se baseia na apresentação de conceitos, leis e fórmulas de forma desarticulada e distante do mundo dos alunos. Privilegia a teorização e a abstração, em detrimento de um desenvolvimento gradual da abstração que inicie com questões práticas e de exemplos concretos. Insiste-se na solução de exercícios clássicos, visando que o aprendizado ocorra pela automatização ou memorização e não pela construção do conhecimento através das competências adquiridas. No entanto, segundo os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) o ensino de Física deveria contribuir para a formação de uma cultura efetiva, que possibilite ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais e que auxilie a atingir competências e habilidades, tais como: compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico; a construção e investigação de situações-problema; a previsão, avaliação e analise de resultados; a utilização e compreensão de gráficos, tabelas e relações matemáticas e identificação de parâmetros relevantes. No presente trabalho relatamos estudo exploratório, desenvolvimento, em que buscamos o levantamento de proposições norteadoras de como superar a dicotomia entre teoria e prática no ensino de Física, especialmente, no Ensino Médio. Material e Métodos: A fundamentação teórica está baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa no que diz respeito ao desenvolvimento do material instrucional e na teoria sócio-interacionista de Vigotski, em relação à dinâmica das aulas. Dois estagiários, primeiro e segundo autor do presente trabalho, da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Pampa – campus Bagé – estão desenvolvendo um estudo de casos múltiplos, na acepção de Yin. Cada estagiário é responsável por elaborar e ministrar dez episódios de ensino levando em consideração subsídios teórico-metodológicos para o Ensino de Física, trabalhados nos encontros presenciais da disciplina. Com base em várias fontes dados (questões prova, entrevistas semi-estruturadas individuais e gravações de áudio de cada aula) cada estagiário redigirá uma síntese sobre os resultados (teoria versus prática). Para inferir regularidades e encontrar indicadores que permitam avaliar a efetividade da disciplina de estágio os alunos deverão redigir um relatório único (relatório cruzado). Resultados e Discussão: Na apresentação do presente trabalho espera-se que o relatório cruzado esteja concluído e comparado com resultados de estudos semelhantes disponíveis na literatura sobre formação de professores. Conclusões: Os resultados deverão refletir uma intensa interação dos estagiários entre si, com o professor da escola e com o professor de estágio (terceiro autor) de modo a propiciar um conjunto de proposições que embasarão os estágios seguintes dos licenciandos. Orgão de Fomento:

Palavras-chave


Ensino de Física, Estágio Supervisionado, Monitoria

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