Igoogle: Uma Alternativa Aos Ambientes Virtuais De Aprendizagem

Eduarda Nery Martins, Carlos Maximiliano Dutra, Tatiana De Oliveira Petry, Maurício Santana Pires

Resumo


Introdução: A EAD via web é o processo de ensino-aprendizagem realizado em um ambiente de rede de computadores, onde conteúdos são disponibilizados com recursos de multimídia através de ferramentas nas plataformas de ensino, para serem acessados e orientados à distância. Entre as vantagens desse processo, estão a autonomia do aluno com relação a horários, que pode usar seu tempo livre e ritmo de aprendizado específico, e o desenvolvimento da capacidade de iniciativa e independência, já que é preciso criar o hábito do estudo e da pesquisa, tornando-o mais apto a participar e comunicar suas idéias e perguntas. As salas de aula materiais são substituídas por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o NAVI, TelEduc, ROODA, Moodle, etc., que podem ser acessados a qualquer hora e lugar, bastando para isso um computador com acesso à internet. Esses ambientes abrigam conteúdos e/ou ferramentas pedagógicas para auxílio na formação dos alunos, além de registrar informações sobre ações e interações efetuadas. Outros aplicativos online vem permitindo a interação professor-aluno e aluno-aluno via Web, destacando-se os serviços Gmail, Google Docs, Google Grupos, Google Agenda, Blogger, Gtalk, Orkut e YouTube. Dentre os inúmeros serviços oferecidos pelo Google, destacamos o iGoogle, que possibilita criar uma página personalizada que fornecerá acesso imediato aos serviços do Google e outros serviços online disponíveis na Web em uma única página, através dos chamados “Gadgets”.Neste trabalho pretendemos discutir o uso pedagógico da ferramenta iGoogle como uma alternativa aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Material e Métodos: Para realizar este trabalho inicialmente estudamos a ferramenta iGoogle quanto a sua funcionalidade. A possibilidade de inserir links de serviços da Web e permitir o acesso em uma única página através de Gadgets torna essa ferramenta similar a um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse sentido, iniciamos um estudo a cerca de quais serviços do iGoogle seriam interessantes para uso no Ensino à Distância. Resultados e Discussão: O iGoogle mostrou-se interessante pois permite englobar Gadgets de diversos serviços úteis no âmbito educacional. Aplicativos como o Google Docs, para criação, edição e publicação de documentos online, o Google Grupos, que permite reunir professores e alunos para discutir e trocar idéias em torno de um tema comum, o GTalk, o comunicador instantâneo e o Google Agenda, útil para definir datas e marcar eventos, são alguns dos serviços mais apropriados para o uso em EAD, além de gadgets com lista de tarefas, do Gmail, tradutores e dicionários, blogs, entre outros, aliando interatividade e facilidade no compartilhamento de informações. A partir disso, desenvolvemos tutoriais desses serviços e estamos elaborando material para um curso à distância sobre o iGoogle e suas ferramentas, para alunos e professores da Unipampa Campus Uruguaiana. Conclusões: Entendemos que o iGoogle tem a vantagem de ser mais democrático pois qualquer um pode criar sua pagina inicial e personalizá-la como convir, enquanto que no AVA tradicional o aluno está limitado as funcionalidades do ambiente disponibilizadas pelo Professor ou Administrador do sistema. Além disso, como os serviços disponíveis no iGoogle são online e gratuitos, fica mais fácil para o aluno manter o contato e usar essas ferramentas no dia-a-dia. Contextualizado na tecnologia da computação em nuvem, o iGoogle torna-se uma opção interessante como ferramenta para o uso na Educação à Distância e no apoio ao Ensino Presencial. Orgão de Fomento: UNIPAMPA

Palavras-chave


igoogle, Educação à Distância, Ambientes Virtuais, ferramentas online

Apontamentos

  • Não há apontamentos.