Viabilizando A Avaliação Continuada No Presencial AtravÉs De Ferramentas De Ensino Educação A Distância

Paulo César Pazdiora, Cassiane Jrayj De Melo, Alcides B. Ramos, Nelson Mario Victoria Bariani

Resumo


Introdução: A mudança no padrão de preparação e comportamento dos estudantes universitários está obrigando, cada vez mais, á adoção de sistemas de avaliação continuada por parte dos professores. Os estudantes modernos, com mentes hiperexitadas pelo aumento da exposição á informação, e pela aceleração das relações humanas e conseqüente aumento da cobrança de resultados, tem baixo aproveitamento nas tradicionais aulas expositivas , baseadas em avaliação por provas de alto peso. O resultado é muitas vezes frustrante tanto para alunos quanto professores, que acabam procurando as causas nas deficiências da contraparte. Por outro lado, a avaliação continuada tem como ônus a criação de um formidável volume de trabalhos para corrigir, que acaba desestimulando seu uso pelos professores. Neste trabalho, é avaliado o uso de ferramentas de Educação a Distância (EAD) no ensino presencial, em particular do ambiente Moodle, assim como o papel dos monitores, para viabilizar a realização de um sistema de ensino de qualidade. Material e Métodos: Os trabalhos foram realizados utilizando o ambiente Moodle disponibilizado em http://moodle.unipampa.edu.br , para disciplinas do curso de Agronomia, na área ciências exatas (Física, Geomática, Sensoriamento Remoto, Ajustamento de Observações Geodésicas). Foi utilizada a sala de Informática da Unipampa Itaqui, com 25 computadores disponíveis. Foi criado e adaptado material digital usando software livre como "BrOffice", priorizando o uso de arquivos em formato pdf. Foram criadas tarefas semanais como resumos, relatórios de aula, relatórios de experimentos, cálculos, exercícios, avanço em tutorials, provas online, entre outras. Resultados e Discussão: Foram comparados os seguintes aspectos: Tempo dedicado a recepção dos trabalhos, tempo efetivamente dedicado a atividades pelos alunos, tempo de organização e correção do material, tempo dedicado a preparação e divulgação de material de aula, tempo de administração de notas. Verificou-se aumento da oportunidade de contato entre professor e alunos nos horários extraclasse de uma forma criativa e interessante. Os alunos buscam no moodle as informações extras, necessárias para realização e entrega das tarefas realizadas. O sistema produz uma visão mais ampla do aluno com relação ao conteúdo. Percebe-se, de maneira geral, uma maior eficiência no uso do tempo do professor e o aluno mediante o uso do ambiente Moodle, demonstrado pelos índices analisados. A colaboração do monitor percebe-se como muito importante tanto para preparação de material digital, quanto para auxiliar na correção de atividades. Conclusões: O uso do ambiente de EAD como apoio ás aulas presenciais trata-se de uma experiência nova que proporciona ao aluno uma sensação de responsabilidade sendo que o mesmo deve ter uma posição sobre os mais variados assuntos abordados e tendo que desenvolver assim uma opinião própria para resolver as questões ali levantadas. A utilização do novo sistema com o Moodle otimiza o tempo do professor em relação a detalhes como correção, preparo e organização das aulas, e consegue disponibilizá-lo para atividades de relação direta com o aluno. O Moddle possibilita uma melhor relação direta aluno-professor...! Orgão de Fomento: Unipampa

Palavras-chave


Moodle, Ensino presencial, Apoio digital ao Ensino, Ead, Aulas expositivas

Apontamentos

  • Não há apontamentos.