RPG: REPENSANDO UMA METODOLOGIA ATIVA PARA EDUCAR

Victor Hugo Escobar da Silva, Sabrina Duarte Rodrigues, Camila De Almeida Silva

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade trazer e explicar uma nova forma de educar por meio do jogo Role-Playing Game (RPG), jogo esse de interpretação de papéis. Este pode ser usado como metodologia ativa, por meio de uma aprendizagem baseada em projetos, para que se consiga atrair o desejo dos educandos e ajudá-los a aprender a aprender, entendendo não só o conhecimento em si, mas também como aplicá-lo na vida real e conseguir adaptá-lo às diferentes situações, tendo uma experiência segura e mediada pelo educador, que torna-se mediador do conhecimento. Além de ajudar no conhecimento e fazer com que o aluno seja participante ativo na busca do seu, faz também com que o aluno torne-se crítico e realize atividades em grupo para alcançar seus objetivos, ajudando na formação cidadã para viver em sociedade. O trabalho foi baseado mediante uma experiência que os autores tiveram durante seu ensino médio, onde conseguiram evidenciar os pontos positivos e negativos da aplicação, buscando reestruturar o projeto para que haja uma melhor aplicação deste enquanto prática educativa.

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