A ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ADEQUAÇÃO E INADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Kerolyn Pereira Sarate, Taíse Simioni, Adriano Souza

Resumo


O presente trabalho é parte do projeto de pesquisa Variação Linguística: descrição, ensino e formação de professores, que tem a sociolinguística como principal fundamentação teórica. A sociolinguística busca entender a variação linguística, procurando conhecer os fenômenos linguísticos que levam à ocorrência de inúmeras variantes. A variação linguística é um fato vivo em qualquer língua, dessa forma é papel da escola e, principalmente, das aulas de língua portuguesa trazer suporte para que sejam compreensíveis os seus fenômenos. Sendo responsabilidade da escola, também passa a estar a cargo do livro didático. O livro didático contribui para o trabalho do professor e tende a auxiliar no processo de ensino e aprendizado dos alunos, fazendo-se de relevância tratar desse tema e analisar um dos instrumentos de trabalho do docente. O objetivo do trabalho é analisar a discussão referente aos conceitos de adequação e inadequação linguística que aparece em livros didáticos de língua portuguesa. Para tal, foi feita a análise de um livro didático do 6° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, os dois aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e disponíveis na rede pública de ensino no município de Bagé, no Rio Grande do Sul. A partir da leitura na íntegra dos dois livros, foi observado que ambos apresentam algumas lacunas, porém mostram o trabalho com o texto e tentam atender às particularidades da variação linguística. O necessário seriam exercícios que mostrassem a variação linguística em uso, proporcionando uma maior compreensão sobre o contínuo de monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004). A necessidade de um referencial teórico mais claro para os autores dos livros também se torna gritante, já que em vários pontos os conceitos de adequação e inadequação linguística não são abordados de forma satisfatória. Os resultados apresentados são parciais, pois o projeto ainda está em andamento. Como prosseguimento da pesquisa, outros livros didáticos serão analisados, com a atenção voltada à sociolinguística e à variação linguística.

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