EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO

Fernanda Gomes, Jaqueline Copetti, Jéssica Mello Lopes

Resumo


O presente relato tem como objetivo apresentar o quanto à Educação Física é capaz de contribuir com o desenvolvimento global de estudantes dos anos inicias do Ensino Fundamental. Os resultados fazem parte da primeira etapa de um estudo longitudinal, que visa verificar a contribuição da Educação Física neste período da Educação Básica. Participam da amostra 73 estudantes de 6 e 7 anos matriculados no primeiro ano de ensino fundamental. As aulas acontecem durante todo o ano letivo, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos. As atividades são planejadas por professores de Educação em fase final de formação de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Foram desenvolvidas até o presente momento 28 aulas, apesar de ainda não ter sido realizada uma nova coleta de dados para análise e avaliação após as intervenções, é evidente o desenvolvimento dos estudantes em todos os aspectos. Nesse sentido, fica evidente que o movimento é fundamental para o desenvolvimento motor e essencial para o aprendizado, resultando em mudanças consistentes em todos os aspectos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.