APRENDENDO ECOLOGIA COM AULAS DINÂMICAS

Amanda Oliveira Travessas, Larissa Poltosi Camargo Madril, Jéssica Queretti Pereira, Caroline Perceval Paz, Analía Del Valle Garnero, Ronaldo Erichsen

Resumo


O ensino de Ecologia nas escolas é uma grande oportunidade para que os educandos compreendam como funcionam os mais variados tipos de ambientes e, além disso, melhora a compreensão da relação homem-natureza. Por isso, o ensino formal continua sendo fundamental para que ocorra o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social. Através disso, o objetivo das intervenções aplicadas foi de principalmente despertar a curiosidade e o interesse dos educandos pela Ecologia. O trabalho foi realizado com a aplicação de quatro intervenções pela bolsista-ID do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, no município de São Gabriel RS. Na primeira intervenção realizou-se uma introdução sobre Ecologia e uma dinâmica com os discentes sobre as diferenças entre espécie, população e comunidade. Na segunda intervenção apresentou-se uma explicação comparando os diferentes biomas presentes no Rio Grande do Sul e uma atividade prática em equipe para caracterizar e diferenciar o Bioma Pampa do Bioma Mata Atlântica. A terceira atividade consistiu-se de uma aula expositiva e dialogada sobre as interações ecológicas e na mesma aplicou-se o Jogo dos Predadores. E na quarta intervenção dialogou-se sobre conservação e preservação e, através disso, ocorreu a aplicação do jogo da memória das aves do Pampa, e após, realizou-se uma breve observação de aves no pátio da escola. Todas as intervenções apresentaram resultados positivos, proporcionando o alcance dos objetivos propostos. Na primeira intervenção os alunos esclareceram dúvidas sobre Ecologia e, também, participaram da dinâmica em grupo. Na segunda intervenção os alunos mostraram-se muito interessados, pois divertiram-se caracterizando os biomas: Pampa e Mata Atlântica. Os discentes demonstraram muito interesse pelo assunto abordado na terceira intervenção, pois participaram intensamente durante a aula citando exemplos do cotidiano deles, e após, demonstraram muita satisfação ao completarem o quebra-cabeça do Jogo dos Predadores. Os melhores resultados ocorreram na quarta intervenção, pois além dos discentes estarem muito interessados no tema, eles também mostraram-se muito empolgados durante o jogo da memória das aves do Pampa e na breve observação de aves. E a turma ficou muito feliz ao ter contato com o binóculo e o guia de aves, pois conseguiram sentir-se, por alguns minutos, futuros ornitólogos. Sendo assim, através das diferentes atividades realizadas, os alunos puderam começar a enxergar o ambiente de uma forma diferente, pois aprenderam de forma teórico-prática sobre Ecologia. Portanto, sabendo-se que a escola é o local ideal para formar cidadãos mais conscientes e ecologicamente corretos, foi possível despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes pelo assunto e, além disso, também foi possível repassar o conhecimento da complexidade e amplitude da Ecologia.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.