A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES AMBIENTES ESCOLARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Anderson Santos de Freitas, Analia Del Valle Garnero, Michele Goulart dos Santos, Rutilene Jacondino Roll, Marcelo Santos de Souza

Resumo


A educação brasileira é tema de debates por todo o país. O imaginário construído sobre a escola privada em detrimento da escola pública é muito forte, mas não são muitos os trabalhos que vão ao encontro de respostas dentro do ambiente escolar. O presente trabalho objetivou, portanto, a avaliação do ritmo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental em duas escolas do município de São Gabriel, sendo uma pública (Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ferreira da Fonseca Lima) e uma privada (Escola Mondrian Fundamental). O trabalho foi desenvolvido durante um ano e dois meses através de aulas teórico-práticas sobre temas ligados às Ciências em turmas do sétimo e do oitavo ano nas duas escolas. Depois de cada aula, foram aplicados pequenos testes escritos, a fim de avaliar a aprendizagem dos alunos. Os dados dos testes foram avaliados subjetivamente pelos membros da equipe executora, onde receberam conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de qualidade das respostas, sendo depois comparados estatisticamente. Também foram comparadas as estruturas das duas escolas e como isso se reflete no aprendizado. Os resultados mostraram que a escola privada apresenta uma estrutura mais completa, com recursos mais avançados como um laboratório de ciências e retroprojetor nas salas de aula, recursos inexistentes na escola pública. Outra deficiência encontrada na escola pública foi o número de alunos por turma muito maior quando comparados com a instituição de ensino privado. O desempenho dos alunos das duas escolas nos testes refletiu esses fatores. Enquanto os alunos da escola privada apresentaram um padrão alto e homogêneo nas respostas, os alunos da instituição pública apresentaram um padrão extremamente irregular, variando do conceito mais baixo ao mais alto. Com base nisso, foi possível concluir que o ambiente escolar influencia o ritmo de aprendizagem dos alunos. Um ambiente de qualidade faz alunos mais participativos e participativos e, consequentemente, cidadãos melhores.

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