OS NEURÔNIOS VISITAM A ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA DE POPULARIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA

Andressa Ferreira Mandarino, Pamela Billig Mello Carpes, Rui Seabra Machado

Resumo


Nos últimos anos, pesquisas e descobertas acerca da ciência que estuda as estruturas e funcionamento do sistema nervoso, a Neurociência, tem alcançado uma significativa expansão e revelação dentro do mundo cientifico. Uma vez que seus conhecimentos trazem diversos benefícios para uma melhoria na qualidade de vida da população em geral, faz-se necessário a criação de estratégias e ferramentas para a divulgação da neurociência para a comunidade, especialmente no ambiente escolar, local propenso à disseminação de informações equivocadas sobre o cérebro (neuromitos) que contribui para a falha persistente entre neurociência e educação. Com a finalidade de abordar conceitos importantes da neurociência para escolares, desenvolveu-se ações de divulgação científica denominadas Neuroblitzes na turma do quinto ano do ensino fundamental composta por 16 estudantes em uma escola pública do município de Uruguaiana/RS durante o primeiro semestre de 2017. Para a realização das atividades, lançou-se mão de atividades lúdicas e agradáveis através da encenação de teatros e stand-ups a fim de facilitar o entendimento e tornar o ensino prazeroso. Dentre as temáticas propostas para serem levadas aos escolares estavam Introdução à Neurociência, Neuroanatomia, Células do Sistema Nervoso e Sinapse. Foi aplicado um questionário abrangendo questões relativas ao conteúdo de todas as atividades realizadas. Este questionário foi aplicado antes da primeira e após a última neuroblitz com o objetivo de avaliar o impacto das intervenções pelos estudantes. Observou-se uma grande participação dos estudantes nas atividades propostas e os mesmos demonstraram um aumento dos conhecimentos adquiridos sobre o cérebro e o seu funcionamento após o desenvolvimento das intervenções, de forma que foi possível atingir o objetivo de divulgar a neurociência na escola. O impacto positivo das ações também foi verificado ao despertar o interesse e admiração dos estudantes pelos assuntos abordados nas neuroblitzes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.