FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: RELATO DE UM MINICURSO

Fernanda de Lima Pinheiro, Fabiane Ferreira da Silva, Carla Rosangela Bairros Alves, Maria Eduarda Castelhano de Campos, Renato Padilha Santana, Brasília Castelhano Soares

Resumo


A inclusão de alunos cegos é bastante complicada em um sistema educacional que, na prática, ignora alunos com qualquer deficiência. Para melhorar o ensino e aprendizagem desses alunos, criamos materiais didáticos palpáveis e adaptados com apoio do PIBID Ciências da Natureza. Com o sucesso na aplicação de tal material, surgiu a oportunidade de realizar um minicurso para alunos de Ciências da Natureza da UNIPAMPA campus Uruguaiana. A procura pelo curso foi tão grande que tivemos que abrir novas vagas e o feedback foi bastante positivo. Concluímos então que os licenciandos estão sentindo falta deste tipo de capacitação em seus cursos e que muitas vezes um gesto simples como modelar uma massa de biscuit pode fazer toda a diferença na vida de um aluno de inclusão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.