APRENDIZAGENS DE BOLSISTAS LICENCIANDAS EM PROJETO DE EXTENSÃO: REFLEXÕES SOBRE MOSTRA DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

Giovana Brizolla Algarve Santos, Diana Paula Salomão de Freitas, Cibele Ambrozzi Correa

Resumo


Nesta escrita abordamos reflexões referentes às nossas aprendizagens enquanto bolsistas do Projeto de Extensão MEEPI Mostra da Educação: ensino por práticas investigativas. Este Projeto constitui-se em um espaço-tempo de socialização e compartilhamento de conhecimentos e reflexões agregados a partir de Projetos Investigativos produzidos e elaborados através de práticas de ensino realizadas por meio de pesquisa, ao longo de um semestre, por discentes de oito componentes curriculares de oito cursos de licenciatura do campus Bagé, Dom Pedrito e Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa. A terceira edição do encontro, realizada no primeiro semestre de 2017, também contou com a participação de licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, destacando um diferencial para a Mostra que pretende, no segundo semestre de 2017, contar, também, com a produção e socialização de Projetos Investigativos elaborados por discentes da Pós-Graduação da UNIPAMPA/Campus Bagé e de professores da Educação Básica, que utilizarão do seu espaço escolar de trabalho para abordar o ensino por pesquisa. Antes de serem apresentados em formato de pôster na Mostra, os Projetos Investigativos são desenvolvidos pelos discentes a partir de leituras e reflexões em sala de aula, idas a campo, escritas e reescritas, sempre contando com nosso auxílio, como bolsistas. Como uma forma de obter resultados avaliativos e colaborativos da 3ª MEEPI, elaboramos um questionário online com 22 perguntas abertas, que foi enviado a todos os participantes, com o intuito de percebermos quais contribuições e representações que a Mostra e o processo de investigação agregaram aos discentes. As perguntas online estavam relacionadas a(o) i) processo de produção dos projetos investigativos, a partir do envolvimento do(a) aluno(s) e contribuições didáticas e pedagógicas recebidas em sala de aula e com as bolsistas, ii) organização da sessão de apresentação de pôsteres/banners na 3ª MEEPI, iii) considerações dos(as) apresentadores(as) dos trabalhos no âmbito da área da educação, iv) programação da 3ª MEEPI, v) avaliação dos trabalhos, além de vi) sugestões à equipe executora da mostra. Dentre as respostas, obtivemos, de maneira geral, muitas afirmações positivas e construtivas acerca da Mostra, desde a sua organização e estruturação até o processo de socialização dos conhecimentos entre discentes e avaliadores. Após a leitura das respostas refletimos que este processo de aprendizagem, que consiste de leitura dialogada dos trabalhos em desenvolvimento, de monitorias presenciais e a distância, bem como, do modo como de nos relacionamos com os discentes, reflete diretamente no fazer docente, o principal contributo adquirido até agora por nós, bolsistas licenciandas em Música, em plena formação. Todo o processo tem sido, até agora, laborioso e intenso, necessitando uma postura cautelosa nas nossas relações com os(as) discentes, o que tem sido construtivo, instigante, prazeroso e produtivo, para nós, enquanto bolsistas de iniciação à extensão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.