POTENCIALIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Alisson Araujo Antunes, Lisete Funari Dias

Resumo


O presente trabalho versa sobre dois projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no ano de 2016. O primeiro deles envolve a formação continuada para professores e, o segundo, o evento Feira de Investigação Científica, envolve a socialização de trabalhos dos estudantes das escolas da educação básica das redes pública estadual, municipal e rede privada. O objetivo desse trabalho é caracterizar as ações de extensão que traduzam a pesquisa como princípio pedagógico na educação básica. A partir daí, questiona-se, como pode ser compreendido o potencial de aprendizagem em uma Feira de Ciências? Portanto, esse trabalho é justificado como uma forma de socializar as potencialidades dos projetos de extensão que articulam Universidade- Escola, tendo como consequência direta a participação dos estudantes das escolas na apresentação de trabalhos envolvendo a investigação científica e a interação dos licenciandos de duas licenciaturas da UNIPAMPA com a escola básica. Considerando os resultados alcançados acredita-se que, o curso de formação, foi uma forma de buscar e conscientizar os professores para que continuem valorizando essa importante ferramenta que é a Feira de Ciências, transformando a teoria da sala de aula em práticas educacionais, visando renovar, no estudante da educação básica, o gosto pela ciência por meio da iniciação científica, proporcionando aos mesmos um ensino e aprendizagem por meio da investigação científica. A pesquisa é qualitativa, tomando como corpus de análise, as ações dos projetos de extensão: curso de formação continuada com duração de 50 horas, envolvendo 50 coordenadores pedagógicos e/ou professores de 14 escolas, entre elas, duas escolas do campo e; o evento Feira de Investigação Científica, cujas ações consistiram em selecionar resumos de trabalhos que participaram da referida Feira e avaliação das apresentações dos trabalhos seguindo critérios para construção de trabalhos investigatórios

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.