PROJETO LEME: OFICINAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM: COLABORAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Thais Moura, Lauren De Lacerda Nunes

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar como o projeto de extensão universitária LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM colabora na formação dos estudantes de baixa renda do município em que este se encontra. Vinculado à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja-RS, o projeto LEME tem como viés a preparação de alunos de baixa renda das escolas públicas de ensino do município, bem como público trabalhador, para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No decorrer de suas três edições (2015, 2016 e 2017), observou-se que o projeto também possui colaboração no que tange à formação social e cultural dos estudantes que o frequentam. A partir disso, fomentou-se a reflexão sobre o tema e, como forma de ouvir o que os alunos têm a dizer sobre esta observação, realizou-se a presente pesquisa. Tendo as entrevistas focalizadas como metodologia de abordagem para com os estudantes, buscou-se compreender e analisar quais as visões que estes possuem sobre o projeto. A partir disso, realizou-se a reflexão acerca do tema e pode-se comprovar, a partir da fala dos estudantes, que o projeto realiza ações de impacto social, em especial no bairro onde a UNIPAMPA está localizada, de forma a proporcionar a inclusão social e a democratização do acesso ao ensino. É a partir desta premissa que se propõe o debate acerca dos impactos sociais que projetos de extensão universitária podem gerar em seus ambientes e como estes são percebidos pela comunidade que a cerca, além de elucidarr a importância para a mesma.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.