BRINQUEDOTECA: CONTEXTO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Hugo Leonardo Sousa De Barros, Rachel Freitas Pereira, Letícia Baptista de Mauro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na brinquedoteca. A brinquedoteca surge como um contexto, no Campus de Jaguarão, voltado para o ensino, pesquisa e extensão. No que se refere ao ensino, diversos componentes do curso de Pedagogia desenvolvem as atividades práticas nesse espaço. Durante os estágios curriculares do curso de Pedagogia, os estagiários da Educação Infantil e Anos Iniciais desenvolvem práticas orientadas na brinquedoteca. Neste espaço possui um acervo de materiais de empréstimos utilizados pelos discentes, professores dos cursos, professores da rede municipal, estadual, e particular. Ainda com relação ao Ensino, temos um projeto em andamento intitulado O papel do brinquedista: formação e atuação na Brinquedoteca, que tem por objetivo constituir e garantir um espaço de formação e capacitação aos acadêmicos que atuam como bolsistas/brinquedistas. Esta é uma proposta de parceria com Grupo PET-Pedagogia, visando tanto capacitar os bolsistas para o atendimento na brinquedoteca. No que se refere à extensão, temos atividades programadas durante todo o ano letivo envolvendo a visita de turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais de escolas da rede municipal, estadual e particular de Jaguarão, bem como de associações comunitárias e projetos da Prefeitura Municipal.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.