INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE O APOIO REALIZADO EM UMA ESCOLA RURAL DE ALEGRETE/RS

Huillian Serpa, Amanda Meincke Melo, Maria Cristina Graeff Wernz

Resumo


Exercendo o seu papel junto à comunidade, o Grupo de Estudos em Informática na Educação tem prestado apoio à Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain, localizada no meio rural do município de Alegrete-RS, para uso da Informática na Escola. Esse apoio, que teve início a partir de uma solicitação da direção da escola junto à Universidade, já está em seu terceiro ano. O objetivo deste trabalho é relatar a introdução, em 2017, dos alunos do 1º e 4º da escola ao meio digital. Fez parte da metodologia a apresentação das regras de uso do laboratório, softwares de cunho educacional e educativo, além da exploração dos programas básicos oferecidos pelos computadores. Exercitou-se também a independência dos professores no uso do laboratório de informática, através do seu envolvimento com a aplicação das aulas, nas quais têm a oportunidade de interagir com diferentes formas de uso da Informática. No desenvolvimento de atividades apoio ao uso da Informática na escola, observa-se que os professores têm se sentido mais seguros para utilizar tecnologias digitais em suas atividades pedagógicas. Assim, contribuem à inclusão digital de seus alunos, que têm acesso a esses recursos prioritariamente na escola. Além disso, percebem-se os benefícios da Informática à aprendizagem de conteúdos escolares. Como extensionista, têm-se a oportunidade de conhecer um domínio no qual as tecnologias digitais desempenham importante papel e contribuir com a comunidade local. Ao mesmo tempo, desenvolvem-se habilidades para realizar observação, comunicação interpessoal, assim como trabalho colaborativo e interdisciplinar.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.