PROFESSOR REFLEXIVO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE DE SALA DE AULA

Guilherme Augusto Muzy, Alex Sandro Gomes Leão, Ketolyn Rayalla Medeiros Silva Dias

Resumo


A busca por um trabalho em Formação de Professores passa por um conhecimentos mais amplo que o domínio de metodologias de ensino ou dos conteúdos específicos da formação acadêmica. Autonomia, reflexão e saberes docentes são temas que permeiam as discussões sobre formação de professores tendo em vista suas vivências em sala de aula ao longo dos anos como docentes. Entretanto, na prática do professor, esses temas continuam longe de ser uma realidade. Os espaços para discussão produzem reflexões e conhecimentos sobre a docência em Matemática e podem resultar no uso de novas abordagens metodológicas em sala de aula. Para que ocorresse a abordagem dos professores e ao mesmo tempo atender aos princípios básicos da investigação científica, optou-se por fazer uso de uma metodologia de natureza qualitativa, visto que para obtenção e análise dos dados serão empregados instrumentos como observação participante, aplicação de questionários com os professores participantes. O conjunto dos números racionais são de difíceis compreensão, principalmente sua fundamentação teórica, neste sentido, acreditamos que a História da Matemática seja uma ferramenta fundamental para que se possa compreender melhor seus significados. Nossa pesquisa se encontra em desenvolvimento e esta atividade ainda não foi aplicada, porém acreditamos que será de grande valia para os professores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.