FORMAÇÃO MUSICAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Guilherme Moreira de Melo, Lucia Helena Pereira Teixeira, Cibele Ambrozzi Correa

Resumo


O projeto de extensão Universidade e escola: uma aproximação por meio da música foi elaborado a partir de um trabalho realizado junto à EMEF Professor Peri Coronel, na cidade de Bagé/RS, em 2016, por dois discentes do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), para o componente curricular Organização Escolar e Trabalho Docente. O contato com os professores e a equipe diretiva da escola revelou a vontade e a necessidade de ampliação dos conhecimentos musicais do[s] professor[es] não especialista[s] em música (BELLOCHIO, 2003, p. 138). Sendo tarefa da área da
Educação Musical o investimento na formação musical e músico-pedagógica do professor que atua na educação básica, uma docente do Curso de Música foi convidada pelos discentes para formar a equipe que iria coordenar, orientar, planejar e propor atividades musicais junto aos professores da escola mencionada. A partir do segundo semestre de 2017, com o projeto já em andamento, um terceiro discente
do Curso de Música ingressou no mesmo. A elaboração do projeto justificou-se a partir de demanda da escola, ouvidos seus agentes. Ademais, a escola situa-se no entorno do campus, o que significa
uma forma de aproximação do Curso de Música com a comunidade junto a qual está inserido. Tem como objetivo geral auxiliar a implementação da música na referida escola e, como objetivos específicos: a) proporcionar formação musical a alunos e professores através de concertos didáticos; b) capacitar professores a proporem aos
alunos atividades que incluam a música a partir de suas áreas específicas ou por meio de projetos interdisciplinares, mas que busquem a compreensão dos elementos inerentes à própria linguagem [musical] (BELLOCHIO, 2003, p. 132); c) propiciar aos discentes do Curso de Música, participantes do projeto, um espaço/tempo privilegiado para a prática pedagógica, rompendo com o encapsulamento da Universidade, aproximando-os do mundo da vida profissional
(FAZENDA, 2011, p. 73).

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.