FEIRA DE CIÊNCIAS CAÇAPAVA DO SUL: ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Nícolas Franco, Aline Lopes Balladares, Camila Alves Viana

Resumo


O projeto Feira de Ciências-Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha, desenvolvido no campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) visa a realização de Feiras de Ciências anuais e ações que auxiliem os professores da Educação Básica para o desenvolvimento dos projetos a serem inscritos no evento. Trata-se da sétima edição de um trabalho já em andamento na região da campanha, difundindo conhecimentos sobre ciência e tecnologia entre estudantes da Educação Básica. Neste âmbito, aconteceram desde 2011, sete Feiras de Ciências no campus Caçapava do Sul, vinculados ao projeto.
O principal objetivo da ação é incentivar a curiosidade e o gosto pelo conhecimento e pela experimentação científica, bem como o interesse pela aplicação tecnológica dos saberes, incluindo a visão ambiental, econômica e social acerca da ciência e da tecnologia. Despertar o interesse pela investigação científica e contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula. Estimular nos estudantes a escolha por profissões na área das tecnologias, ciências naturais e matemática. A partir das experiências com as Feiras realizadas nos anos anteriores, observam-se várias mudanças positivas no que concerne ao crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos de alunos e professores.
Esta proposta está organizada em quatro etapas: i) Visitas às escolas no período de março a junho, para divulgação e orientação ao desenvolvimento dos trabalhos para exposição. Participarão professores de escolas municipais e estaduais de Caçapava do Sul e municípios vizinhos (Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e São Sepé); ii) realização da Feira de Ciências do campus Caçapava do Sul com apresentação de 80 trabalhos de escolas municipais e estaduais do município de Caçapava do Sul e cidades vizinhas; iii) avaliação da Feira de Ciências e orientação de projetos de iniciação científica júnior; iv) participação, dos trabalhos destaques da Feira de Ciências do Campus Caçapava do Sul, em outras Feiras de Ciências em nível municipal, regional ou estadual em cidades do Rio Grande do Sul. Os trabalhos apresentados nas Feiras são avaliados por docentes universitários envolvidos no projeto, representantes das Secretarias Municipais de Educação, além de acadêmicos e representantes da comunidade externa, devidamente preparados e instruídos para realização desta tarefa. Objetivamente, espera-se observar uma visão mais clara a respeito de ciência e tecnologia por parte dos alunos e professores, o que poderá contribuir para despertar nos alunos o interesse pela ciência e consequentemente uma maior procura pelos cursos de graduação do Campus Caçapava e principalmente os de licenciatura em Física, Química, Matemática e Ciências Exatas da UNIPAMPA.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.