POPNEURO: 5 ANOS DE AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA EM URUGUAIANA/RS

Franciele Casarotto, Pamela Billig Mello Carpes, Liane da Silva Vargas

Resumo


A neurociência é um ramo das ciências biológicas que está diretamente ligada ao processo de aprendizagem, oferecendo boas possibilidades ao desvendar as complexidades do cérebro e processos mentais, assim demostrando crescente destaque no meio educacional. A comunicação entre essas duas áreas focaliza em conciliar os conhecimentos para elucidar os sistemas biológicos nos quais se baseiam o processo de ensino-aprendizagem. A grande expansão de estudos relacionados à neurociência vem ganhando um cenário mais visível recentemente, principalmente na área da educação. Contribuindo para esse crescimento foi criado um programa de extensão POPNEURO: Ações para divulgação e popularização da neurociência, que objetiva popularizar a neurociência, levando informações desta área à escolares da rede pública de ensino e à população em geral do município de Uruguaiana-RS. O objetivo deste estudo é relatar cincos anos de ações realizadas pelo programa no município de Uruguaiana RS, e seu impacto junto às comunidades beneficiadas. Em 2013 foi criado o programa de ações extensionistas POPNEURO, reunindo uma série de projetos que já vinham sendo desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa desde o ano de 2012, como os projetos A neurociência vai à escola e o curso Neurociência aplicada à educação. Com o passar dos anos, novos subprojetos foram sendo incluídos no programa, de acordo com as necessidades identificadas pela equipe. Atualmente, o programa POPNEURO é formado por uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes de diferentes cursos de graduação da área da saúde e educação do campus Uruguaiana, além de estudantes de pós-graduação da área de ciências biológicas e professores doutores, promovendo uma série de atividades que buscam levar conhecimentos neurocientíficos a diferentes públicos, proporcionando uma maior disseminação dessa ciência. As atividades desenvolvidas pelo grupo são: (i) Neuroblitzes; (ii) Semanas Temáticas e atividades comunitárias; iii) Página de divulgação em uma rede social; (iv) Cursos de formação continuada em Neurociência Aplicada à Educação; (v) Mostras científicas e visitas a escolas; (vi) Grupo de estudos em neurociência aplicada à educação; (vii) Produção de materiais de divulgação científica. No decorrer do desenvolvimento do programa POPNEURO as atividades desenvolvidas beneficiaram centenas de professores e alunos da Educação Básica, além da população em geral, no caso das ações realizadas em espaços públicos. O conjunto de resultados visualizados é já publicados nos leva a acreditar que atividades de divulgação bem fundamentadas permitem um maior fluxo de informações relacionadas à ciência e tecnologia em todos os setores da sociedade. Munida deste tipo de informação a população pode valorizar e apoiar a ciência, além de, no caso da neurociência, considerar seus conhecimentos no seu dia-a-dia, por exemplo, ao adotar hábitos de vida condizentes com seu bem-estar cognitivo e saúde do seu cérebro. Considerando a impacto verificado no âmbito escolar e na sociedade, bem como a importância dada às ações do programa POPNEURO pelo público-alvo, podemos afirmar que o programa vem atingindo plenamente seus objetivos de disseminação correta de conhecimentos embasados cientificamente, mostrando que é possível inserir e transmitir conceitos da ciência de forma simples, prática e lúdica para uma grande população.

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