INFORMAÇÃO E EINTEGRAÇÃO: O IFSUL NA FRONTEIRA E A FRONTEIRA NO IFSUL

Eduarda Elizabeth Machado Pereira, Miguel Angelo Pereira Dinis, Linda Jamileh Badra Labadie, Lorena Diaz Codina, Roberta Bermudes dos Santos Silva, Felipe Leincecker Monteblanco

Resumo


Este projeto vem cumprindo uma função social importante para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) que ainda é pouco conhecido na fronteira, através da divulgação nas escolas públicas de Santana do Livramento (Brasil) e nos liceos de Rivera (Uruguai). Seu principal objetivo é alcançar todas as instituições públicas de ensino da área urbana das duas cidades, apresentando os cursos binacionais aos concludentes do ensino fundamental/ciclo básico e ensino médio/bachillerato, encorajando-os a entrar em um dos cursos técnicos oferecidos pelo IFSul e pela Universidade do Trabalho do Uruguai. O projeto conta com uma estudante uruguaia e uma brasileira, para uma melhor eficiência na comunicação. Essas alunas bolsistas apresentam nas escolas/liceos o que é ministrado em cada curso, demonstrando seus conhecimentos adquiridos em aula. É usado um computador, um projetor, banners e materiais impressos como instrumento auxiliar, além de alguns presentes para sorteio entre alguns alunos de cada aula com o objetivo de usá-los como meios de divulgação. O projeto está em pleno desenvolvimento, alcançando atualmente 30% das instituições públicas de ensino da fronteira, o objetivo é chegar a sua totalidade, além da participação em vários eventos nas duas cidades. Uma barreira encontrada foi a resistência inicial de alguns diretores para permitir a divulgação em suas escolas, justificando que a instituição poderia perder estudantes para o Instituto Federal. Por fim, o projeto está chegando a várias regiões da fronteira, onde raramente chega a informação, expandindo assim as oportunidades de educação pública para os jovens fronteiriços.

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