APRENDENDO PARA O CRESCIMENTO DA OVINOCULTURA

Giovane Menegon Pias, Gladis Ferreira Correa, Fernanda Bernardi Scheeren, Ana Candida Trindade, Silvana de Lima Trindade, Fabiele Melo Espinosa

Resumo


A ovinocultura presente na região da campanha do Rio Grande do Sul além de ter forte impacto cultural também auxilia na manutenção do homem do campo, principalmente em pequenas e médias propriedades. O alicerce na tradição muitas vezes leva o ovinocultor a não confiar em dados técnicos ou novas tecnologias e, isso aliado a outras dificuldades da cadeia como, abigeato, dificuldade em escoar produção, falta de mão de obra, está fazendo nossa ovinocultura regional se manter a uma ovinocultura de subsistência.
Para produtores locais, niveis de produção e tecnificação igual aos encontrados na Nova Zelandia ainda é um ideal a ser alcançado. Deste desejo de se igualar ao país exemplo na área, aliado a vontade aprender mais sobre a ovinocultura, surge a ideia de realizar eventos e palestras com profissionais respeitados em suas áreas de atuação e que tem experinecias fora do cenário nacional.
O Encontro técnico em ovinocultura-RS/UY/NZ: De criadores de ovelhas a ovinocultores realizado no município de Santana do Livramento, está ligado ao Projeto de Extensão Assistência técnica, aperfeiçoamento e atualização em Ovinocultura na Região da Campanha Gaúcha registrado na Pró-reitoria de Extensão na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
O acontecimento foi promovido com parceria de instituições de fomento à ovinocultura e associações de produtores rurais, com uma programação baseada na produção de ovinos realizada na Nova Zelândia. O evento teve 12 horas de duração (3 períodos de 4 horas, cada), sendo que o primeiro período foi reservado exclusivamente a produtores rurais e os demais a todos os interessados na cadeia produtiva da ovinocultura (produtores, técnicos e estudantes).
O publico total presente no evento se constituiu de 269 pessoas, sendo 142 produtores e técnicos (52%), 25 organizadores (9%) e 102 alunos e funcionários rurais (39%).
Um evento dessa magnitude também gera uma rede de contatos ao proporcionar às pessoas do mesmo ramo, discutir e debater reunidos em um mesmo local e com o mesmo objetivo. Além de propiciar oportunidades de trabalho, por colocar frente a frente estudantes e produtores, podendo auxiliando no despertar de oportunidades para jovens que desejam se colocar no mercado de trabalho.
Este tipo de ação é grande importância para o setor, pois propicia a desmistificação de tópicos que podem alavancar a ovinocultura, com troca de experiências e ideias, levando ao fortalecimento da cadeia produtiva.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.